terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um dia a casa cai! Ez 13: 8-11.

Portanto assim diz o Senhor Deus: Como falais falsidade, e tendes visão mentirosa, por isso eu sou contra vós, diz o Senhor Deus. A minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentira; na congregação do meu povo não estarão, nem serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Então sabeis que eu sou o Senhor Deus. Visto que, sim, visto que andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz, e quando se edifica a parede, rebocam-na de argamassa fraca, portanto dize aos que a rebocam de argamassa fraca que ela cairá. Haverá uma chuva torrencial, e grandes pedras de saraiva cairão, e um vento tempestuosos a fenderá.



Nem parece que esta palavra foi escrita em aproximadamente 594 a. C, visto que é tão atual, quantos falsos profetas, têm adivinhado mentiras dentro das igrejas? Sim, é uma verdadeira vergonha.
      Muitos edificadores (pastores), têm erguido paredes (crentes) com argamassa fraca; é, como eles vão dar o que não têm! O impressionante, é que o povo gosta de mentiras, será por que? Creio que assim eles não têm compromisso com a verdade, e se tudo der errado, podem culpar a liderança, é uma verdadeira multidão de cegos espirituais, guiados por guias cegos, um breu doutrinário total, onde isso vai parar!?
      Mas, um dia a casa cai! Deus não fica indiferente, nem com os falsos pregadores, e nem com o conformismo do povo, pois quem aceita esta condição, é também réu de juízo. A pregação da verdade não é tão viçosa, pois a verdade é uma faca de dois gumes, não livra ninguém; muitos preferem viver uma lúdica mentira, do que encarar a verdade, mas ilusão leva ao inferno.
      É muito triste quando vemos alguém peregrinando de igreja em igreja, só pelo fato de não se encaixar em nenhuma, pois se esta pessoa busca a sã doutrina, e tem algum entendimento, é sinal que a sã doutrina não tem sido pregada; mas se esta pessoa é totalmente leiga, é sinal que ela tem buscado um lugar onde a doutrina se encaixe nela, isso é um sinal de que ela foi ensinada que a doutrina deve servi-la, e não que ela deva se encaixar na doutrina, em ambos os casos vemos a falta da boa influencia de líderes preparados, e comprometidos com a sã doutrina; se este mal continuar, os crentes estarão cada vez mais fracos, e despreparados, literalmente a mercê do diabo.
      Como vimos na referência a cima, os líderes que não têm compromisso com a verdade, pagarão; é terrível ver que muitos nem se quer se preocupam com a ira de Deus! Mas por que isso? Queridos, falso líder é ateu! Ele não crê em nada, e assim vira marionete nas mãos de Satanás. O certo, é que um dia a casa cai! Então, líderes, busquem a verdade; liderados, visualizem a verdade na vida de seus líderes, pois ninguém que alimenta a mentira será tido por inocente.

Pr Adriano Cunha 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O que merece quem envergonha a Cristo? Hb 10: 28-31.

Todo aquele que quebrava a lei de Moisés, morria sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça? Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.


O que merece quem envergonha a Cristo? O que o pisa? O que profana o sangue de sua aliança? O escritor fala dos crentes (Hb 10: 26, 27), dos que conhecem a verdade, e voluntariamente continuam a viver no pecado!
      Na referência acima, vemos que os que quebravam a lei de Moisés, morriam sem misericórdia; então eu pergunto: E os que profanam a lei de Cristo?
      Moisés foi um dos mais louváveis personagens bíblicos, mas era Homem; embora suas leis tenham sido inspiradas por Deus, havia muita coisa pontual e descritiva nelas; já as leis de Jesus, os seus ensinamentos, são universais. Muitas coisas que Moisés ensinou, serviram só a um povo em um momento específico da história, mas as palavras de Cristo, nunca passarão (Lc 21: 33); são para todos os Homens em todas as épocas. Assim, quão mais grave é profanar as leis de Jesus!
      Moisés criou leis espirituais, mas para reger uma sociedade civil; já Jesus, leis eternas, que regem os filhos da salvação. Então, refaço a pergunta: E os que profanam a lei de Cristo?
      Qual maior castigo, é não ter o seu nome escrito no livro da vida (Ap 20: 11-15) ? Passar a eternidade longe de Deus. Quando falamos de Jesus, falamos de eternidade; muitos crentes não compreendem que, para servir a Jesus, é necessário santidade, separação total das práticas profanas deste mundo. Amado, há muito em jogo, como lemos na referência inicial, a vingança é do Senhor; Ele julga o seu povo e horrenda coisa é cair nas mão do Deus vivo! Abra bem os seus olhos.
      O mundo é sedutor, e muitas seitas pseudo-evangélicas travestidas de casa de Deus, têm pregado uma aproximação com o mundo; estes têm profanado o sangue da aliança de Jesus!
      Nós que amamos a Deus, devemos amar a sua palavra, amar os seus mandamentos, crer que os ensinamentos de Cristo são eternos, e não mudam para agradar um ou outro grupo; não devemos voltar atrás, voltar as velhas práticas, o pecado em nossas vidas deve ser um acidente, e não algo deliberado, para que não sejamos pegos profanando a palavra de Deus.
      A libertinagem de muitos crentes, têm ultrajado o Espírito da graça. Sim, lidar com Deus, não é lidar com uma pessoa qualquer; devemos nos encaixar em sua vontade, e não querer alterar as suas leis a nosso bel prazer.
      O que merece quem envergonha a Cristo? Cuidado ao responder esta pergunta, pois você mesmo pode ser réu de Juízo.

Pr Adriano Cunha

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Fogo e Dissensão Lc 12: 49-53.

Vim lançar fogo na terra, e que mais quero, se já está acesso? Importa, porém, que eu seja batizado com certo batismo, e como me angustio até que venha a cumprir-se! Pensais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão. Daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: Três contra dois, e dois contra três. O pai, a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.


Jesus diz que não veio trazer paz sobre a terra, e sim dissensão; ora, a verdade do evangelho traz divisões. É o fogo da verdade, consumindo a iniquidade e o erro!
      Hoje a igreja de Cristo está fragmentada, cheia de meias verdades, de ajustes políticos e polidos, mas Jesus diz que quando a verdade vem, tudo sai do lugar; há divisões, mesmo dentro de casa, pois muitos já estão acostumados a viver no erro: Tá bom assim...; não vamos mexer com estas coisas...; é, este conformismo do diabo que tem estagnado a igreja, e muitos ministros são arautos deste mal!
      Tem hora que é necessário quebrar para fazer novo, pois a velha e entulhada estrutura está longe da verdade de Deus. O que mais me espanta, é que a grande fragmentação da  igreja não traz renovo; são novos ministérios, formados sobre velhos e apodrecidos alicerces! Onde estão o fogo e a dissensão de Deus? Onde estão os profetas? Onde estão os valentes de Deus?
      A fome pelo poder e não o fogo de Deus, tem fragmentado a igreja; isso é muito triste. Nós devemos voltar a Deus, nossa dissenção deve ser no sentido de buscar a verdade! O evangelho deve ser nossa motivação, e não o dinheiro e o status. Quem nos salvará de nossa ganância!?
      Jesus veio trazer divisão, mas entre o certo e o errado; a igreja tem estado em paz com o mundo, mas o evangelho é fogo e dissenção, não há harmonia entre o bem e o mal. A igreja fende o mundo, e separa os que são de Deus dos que não são; se não há conflito, não há transformação.
      É hora de rever nossa posição, de que lado o fogo e a dissenção de Deus nos colocou. Diante da verdade transformadora, qual é a sua posição? Você defende o pacato e morno conceito humano, ou se permite ser provado pelo fogo transformador de Deus?
      Fogo e dissenção, o evangelho de Cristo vencendo os conceitos humanos. Não há como estar indiferente diante deste fato! O lado de Deus ou o lado dos Homens? Boa escolha.

Pr Adriano Cunha

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Sacrifício Gn 22: 9-13.

Chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali o altar, e sobre ele pôs em ordem a lenha. Amarrou Isaque, seu filho, deitou-o no altar, em cima da lenha, e, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar o filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão! Abraão! Respondeu ele: Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a tua mão sobre o rapaz, e não lhe faças nada. Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os olhos e olhou, e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Foi Abraão tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.



Sacrifício, em Jo 3: 16, diz que Deus deu o seu Filho em sacrifício por amor de nós; e você? O que deu em sacrifício por amor a Deus? Questionamos muito o agir de Deus em nossas vidas, mas o que temos sacrificado sobre o altar? Abraão na passagem acima é um tipo de Deus, ou seja, representa a intenção de Deus em dar o seu melhor por amor do Homem, mas o Homem tão amado por Deus, tem negligenciado o seu melhor para Deus.
      O que Deus tem te pedido em sacrifício? A resposta veio imediatamente em sua mente, sim, pois a interação entre o seu espírito e o Espírito de Deus é dinâmica e simultânea; muito antes da internet Deus já estava on-line com o Homem 24 hs. Ele interage com você!
      Há coisas que nos impedem de ter uma comunhão plena com Deus. Talvez o amor de Abraão por Isaque estivesse deixando Abraão descuidado. O desejo de Abraão por um herdeiro foi tão grande (Gn 15: 2, 3), que o levou a cometer uma grande injustiça contra a serva Hagar (Gn 16: 1-15), e depois contra ela e seu filho Ismael (Gn 21: 9-21); este ato inconsequente de Abraão gerou um conflito entre seus descendentes até os dias de hoje.
      Abraão precisava ser provado, pois a sua responsabilidade era impar, ele seria o pai da nação da qual nasceria o Messias o Salvador do mundo.
      Temos negado a Deus nosso melhor, mas esperamos que Ele nos abençoe, isso é hipocrisia. Deus nos deu o seu melhor, e como no caso de Abraão, Deus requer de nós o melhor! Saiba que muitas vezes Deus tem algo grande para nós, mas não queremos abrir mão de nada por amor a Deus. Quando você colocar no altar o que Deus te pede, e oferece em holocausto, então verá que Deus tem poder para transformar a sua vida.
      Nós não confiamos em Deus, está é a grande verdade, muitas vezes colocamos Deus na balança, medimos entre o Filho de Deus e nossos interesses, nossos pequenos e mesquinhos interesses.
      Abraão aprendeu a lição, confiou no Senhor até o último momento, e Deus lhe respondeu, providenciou um substituto para Isaque. Por que não confiamos mais em Deus? Por que duvidamos de sua bondade?
      Se Deus te pede algo, não esmoreça; confie no Deus de sua Salvação, pois tudo o que Ele faz é para nosso bem! A primeira vista podemos até ficar chocados como Abraão, mas no decorrer do caminho até o altar, seremos apurados, acrescidos e transformados. Amados, não neguem a Deus o sacrifício.

Pr Adriano Cunha

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cavando em busca da rocha Lc 6: 46-49.

Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu mando? Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e lançou os alicerces sobre a rocha.Vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. Quando a corrente bateu com ímpeto contra aquela casa, ela logo caiu, e foi completa a sua ruína.



Há muitas doutrinas circulando pelos meios de comunicação; infelizmente nem todas, ou a maioria delas não está de acordo com a verdade; quando alguém busca encontrar de fato a verdade, deve começar a cavar em busca da rocha.
      Muitos não querem ter trabalho, ou não ousam contestar o que lhe entregam, ou seja, só aceitam sem questionar o que seus líderes lhes dão. Amados, o crente deve ser firmado na rocha, a rocha que é a palavra de Deus, se seus alicerces não estão firmados na rocha, qualquer vento, enchente ou maré, poderá te derrubar.
      O crente deve aprender a dizer: Por que? Pois as dúvidas nos acrescentam conhecimento; mas o mais importante é buscar a verdade (Jo 8: 32). A verdade é a palavra de Deus, sem ela somos massa de manobra, nas mãos dos poderosos.
      Cavar, cavar bem fundo. Será que você está precisando cavar um pouco mais? Há dúvidas em seu coração? Sim, nós não devemos ter dúvidas sobre a fé.
      O crente não deve se contentar em ter um alicerce curto, um alicerce que não dá segurança, sua firmeza não deve estar em uma pessoa. Muitos líderes dizem: Pode crer em mim, confie em mim, basta que eu esteja firme para te sustentar! Estas palavras são palavras de quem quer te manter sob controle; muitos não estão preocupados em te indicar o caminho, mas em te fazer andar em círculos, pois querem te dominar.
      Cavar, cada vez que você cava cresce mais, fica mais forte, mais ciente de seu papel e de sua importância diante de Deus e de sua obra.
      A busca pelo conhecimento deve ser constante, pois o mal trabalha todos os dias para bloquear a sã doutrina. Não se contente em colocar seus alicerces sobre qualquer terreno, busque incansavelmente a Rocha Eterna; firme sua vida espiritual na verdade de Cristo, pois assim, não será levado pela ação do mal.
      Cavar, sim, você deve cavar um pouco mais, pois quando você para no meio do caminho, pode ser soterrado pelas mentiras e falsas doutrinas. Cavar, até chegar a rocha.

Pr Adriano Cunha
      

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Seguindo os exemplos Hb 13: 7.

Lembrai-vos dos vossos guias, que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.


O autor da epístola, leva o povo hebreu a lembrar-se dos país da fé; sim, já naquela época havia problemas com a genuinidade da fé. Hoje a igreja tem corrido para a derrota doutrinária; onde está o amor pela palavra? Nossos país na fé nos deram o exemplo, sim, eles até poderiam ser radicais, mas não davam ocasião ao diabo. Eu prefiro o exagero à negligência.
      Satanás tem se chegado aos crentes por meio do ecumenismo; querido o santo é santo e o ímpio é ímpio. o ímpio só se torna santo quando se converte, não há comunhão e sim ação evangelística. É necessário que exista uma distinção entre a igreja e o mundo, pois se não for assim, o ímpio não vai sentir a necessidade de se converter; nossos pais na fé nos ensinaram a viver em santidade, e hoje estamos abandonando o viver santo para se assemelhar ao mundo; crente não compactua com o mundo e sim o transforma! Ou você é crente ou é mundano, ou é  frio ou quente, se for morno, está fora dos planos de Deus (Ap 3: 16).
      A mídia tem influenciado os crentes, tem feito com que os santos se esqueçam dos exemplos dos antigos, e achem que o mundo não é tão mal assim! Cantores do mundo ou sectários já são aceitos nos meios cristãos, é o mundo invadindo, e transformando a igreja. Ora, não devia ser o contrário!? Isso se dá, pois a igreja tem se esquecido do exemplo de nossos guias, e seguido o exemplo do mundo!
      Amados, deveríamos voltar ao princípio; a doutrina dos Apóstolos, ao exemplo de nossos guias, a bíblia e a verdade! Pois o mundo é sedutor, mentiroso e falso. Mundano é mundano, crente é crente.

Pr Adriano Cunha

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Um novo coração Ez 36:26, 27.

Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.


O mundo em que vivemos vem nos endurecer, são tantas coisas que não nos damos conta, mas ficamos insensíveis; cada vez mais nos afastamos do plano de Deus para nós, ou seja, o padrão que Deus tem em seu coração para o Homem. Embora queiramos viver segundo o querer de Deus, somos guiados pelo duro curso da viva, do dia a dia, do mundo cão, sem amor e sem compaixão. Deus não está indiferente quanto a isso, e quer nos salvar de nossa insensibilidade, Ele quer que sejamos mais humanos, ternos e fraternais; na verdade, Ele nos dá as condições para isso, basta que digamos sim!
      Para seguir a Jesus, devemos negar a nós mesmos, a nossa natureza, mudar, sim, negar o nosso eu (Mt 16: 24-28), só desta maneira poderemos ser transformados. Ele quer nos dar um coração de carne, sim, quebrar a dureza de nossos corações, pois se não for assim, estaremos condenados a uma vida fria e sem graça, e fatalmente estaremos perdidos.
      Só quem tem um coração transformado, pode viver e seguir os estatutos de Deus; sem a transformação espiritual, é impossível compreender e guardar a palavra do Senhor. Devemos nos empenhar em buscar a transformação de Deus, pois o reino de Deus é tomado pela força (Lc 16: 16), ou seja, pelo esforço pessoal de cada um.
      As vezes só é necessário um despertar, um beliscão; queridos, precisamos ser mais flexíveis, mais leves, mais compreensíveis. Nosso coração dever ser mudado, transformados segundo os padrões de Deus; o primeiro passo é aceitar que é necessário mudar, melhorar, crescer.

Pr Adriano Cunha

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As coisas encobertas pertencem ao Senhor Dt 29: 29.

As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.



Uma vez um irmão me fez uma pergunta: Pastor, por que Deus não revela a má conduta destes ministros hipócritas? Então eu respondi: Ele não precisa revelar, já está revelado, só não vê quem não quer!
      Deus tem nos revelado a sua palavra, sim, Ele nos ama e quer que vivamos segundo os seus estatutos; o que é revelado é para nós, e o que ainda está encoberto está nas mãos do Senhor, e Ele revelará, não a um Homem em específico, mas aos seus filhos na hora certa. Muitos têm se passado por profetas, e querem tomar o lugar de Deus! Este mal já está exposto, não precisa de revelação, mas os laços humanos da religião, têm tirado a força de muitos crentes. Amados, vocês não são propriedades de ninguém! Não aceite tudo de seu líder só por que ele é ordenado por uma religião; queridos, ordenação só tem valor quando vem de Deus.
      Não se prenda a revelações humanas, creia na palavra de Deus, quando e se Deus quiser usar alguém para lhe falar algo, Ele envia a você. Hoje existem igrejas para todos os gostos, os chacais espirituais, oferecem ao povo o que o povo busca, nós não devemos buscar um lugar onde nos encaixamos, e sim devemos nos encaixar nos estatutos de Deus!
      Cabe ao Homem, receber o que vem de Deus, e não buscar o que Deus ainda não quer revelar; os aproveitadores exploram a curiosidade dos crentes fracos. Você tem livre acesso a Deus; saiba que Ele está pronto a te escutar, se você buscar a Deus em espírito e verdade, Ele te responderá e você saberá que é Ele quem está falando. Assim, seja mais maduro, cumpra os estatutos de Deus e será abençoado, na hora certa, segundo a vontade Dele.

Pr Adriano Cunha
       

domingo, 5 de agosto de 2012

Trinta Moedas de Prata Mt 26: 15.

Que me quereis dar, e eu vô-lo  entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata.


Um dos personagens mais odiados da bíblia é Judas Iscariotes; este Apóstolo traiu o seu Mestre. ele vendeu seu Mestre por trinta moedas de prata, ou seja, para ele, toda doutrina do Messias, milagres e testemunhos, não tiveram nenhuma valia!
      Na verdade, Judas nunca foi de Deus. O objetivo de Judas, nunca foi o reino do céu, mas sim, usar o Messias para desenvolver os seus projetos pessoais. Amados, Jesus não é um meio pelo qual alcançamos nossos objetivos! Ou Ele é o objetivo ou você é um traidor!
      Quem é servo de Deus, se submete a sua vontade (Lc 22: 39-46), e não usa o nome do Eterno como meio para realizá-las. Hipócrita! Déspota! Jesus não é o meio para alcançar seus objetivos pessoais! O projeto mais importante, é o projeto de Deus; se submeta ao Eterno, ou pegue as suas trinta medas de prata e vá!
      Judas é o tipo do insubmisso, do rebelado e do déspota; sim, ele personifica o líder (Apóstolo), que só visa o seu lucro pessoal, sua visão pessoal, seu crescimento pessoal; estes são miseráveis, tolos e ignorantes, pois, quem quer ganhar no reino de Deus, deve perder (Mt 10: 39).
      Há muita política dentro da igreja; quem articula em favor próprio dentro da igreja, é como Judas, está no meio, mas não faz parte. Há muitos que falam de Deus, mas só militam em causa própria; estes tem traído o seu Mestre com um beijo! Estes andam com a bolsa, só visam o dinheiro: Quanto tivemos de oferta!? Eu sei que é duro este discurso, mas o evangelho da verdade é assim mesmo, doí, mas cura.
     O grande problema dos líderes é o foco; quando o foco é equivocado, toda a trajetória está condenada; pois o que começa errado, não termina certo. O fim, não justifica os meios; ou é pelo meio santo ou tá tudo errado.
      Uma coisa é certa, todos que querem ser muito espertos, acabam tropeçando em seus próprios pés! Cuidado para não trilhar o caminho de Judas! O seu Senhor e Mestre não é o líder de sua igreja, e sim Deus! Todo Homem pode ser mentiroso, mas Deus é verdadeiro.
      Não traia o seu Mestre com um beijo, não o venda por trinta moedas de prata. Que o Homem te chame de rebelde, que eles virem as costas para ti, seja fiel a Deus e a sua palavra. Você não precisa da aprovação do Homem para fazer a obra de Deus; Ele já te ordenou (Mc 16: 15-18). Ganhe almas, viva em santidade, leia a palavra e ore ao Senhor. Trinta moedas de prata, este foi o preço de Judas; qual é o seu?

Pr Adriano Cunha
       

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Fim da Lei Lc 16: 16.

A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.


A lei teve o seu papel, mas com a vinda de Jesus, ela perdeu a sua força. Hoje há um movimento retrógrado; muitas igrejas em busca de atrativo para os novos crentes, e ou um diferencial para chamar a atenção, têm buscado voltar as obras da lei.
      Quando o reino de Deus começou a ser anunciado, uma nova aliança estava sendo forjada, uma aliança baseada na fé, e no sacrifício único e suficiente do Filho de Deus! O Homem não mais estava sujeito a observar os aspectos da lei, para ser aceito por Deus, mas sim aceitar e reconhecer o sacrifício vicário do Unigênito de Deus; ou seja, estamos inteiramente dependentes da fé em Cristo para ser salvos! Não há mérito humano na graça; foi Ele o Salvador quem fez tudo por nós.
      A lei te condenava a todo tempo, mas a graça ao contrário disso, nos absorve e nos justifica; sabe qual é a maior festa para Deus? Não são as festas judaicas, e sim a salvação do pecador (Lc 15: 10).
      O inimigo de nossas almas, tem usado líderes despreparados e superficiais, para levar muitas pessoas para fora das bênçãos da graça de Deus. Amigo, se você está em uma igreja que observa a lei, acorde, você está andando em círculos, e não caminhando para o reino do céu!
      Quando na passagem acima, Jesus fala de empregar força para entrar no reino de Deus, Ele fala que o esforço da fé é superior as obras da lei. A fé requer esforço, ao ponto que observar a lei é algo mecânico; na graça a responsabilidade está sobre a fé do crente, e não sobre um código de leis. É fácil culpar a frieza da lei, mas assumir a sua falta de fé é diferente!
      A lei acabou, sim, agora é com você e a sua fé em Cristo. Quem crer em Jesus, faz a sua vontade e segue a sua lei, a lei do amor (Jo 13: 34, 35); quero te dizer algo: A graça é mais dura que a lei! Pois a responsabilidade do crer está sobre nós! Amado, compreenda que você precisa da graça de Deus; não invalide a crucificação do Filho de Deus (Hb 6: 4-6).

Pr Adriano Cunha
      

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Começando pelo Espírito, acabando pela carne Gl 3: 3.

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?



Muitos crentes são levados como os Gálatas, pelo legalismo religioso; são tantas regras humanas, que o evangelho da graça de Cristo é marginalizado. A igreja legalista é morta, infelizmente muitos pastores promovem estas coisas dentro de suas igrejas; isso é fruto de um ministério morno e longe da ação do Espírito Santo.
      Muitos ministros começam pelo Espírito, sim, cheios do poder de Deus, mas muitas vezes a soberba e a prepotência de pastores que se acham muito qualificados, têm trazido um esfriamento espiritual sobre os crentes.
       Outro problema grave, é o surgimento de pastores com esgotamento espiritual, estes já estão mortos espiritualmente, e por não terem um relacionamento com o Espírito Santo, se tornam verdadeiros nosferatus intelectuais, ou seja, como não tem orientação do Espírito, buscam capturar as ideias dos demais ministros; isso não dá certo, pois para cada igreja Deus tem um mistério, e cabe ao pastor desenvolver este mistério que vem de Deus. Ora, pastor não deve ter visão pessoal quanto a ministério, e sim desenvolver o que Deus quer para a sua igreja! Afinal, a igreja é de Deus ou do pastor?
       Muitas igrejas carnais começaram pelo Espírito, outras só tem nome de igreja; para as que um dia estiveram debaixo da graça de Deus, sempre há esperança, pois um dia andaram nos caminhos do Senhor.
      O legalismo é uma maquiagem, ele faz com que uma igreja morta, tenha uma aparência melhorada, este é um artifício utilizado por ministros carnais, para enganar o povo.
      Se um dia você começou pelo Espírito, e hoje está na carne, é tempo de voltar ao Espírito. O processo de ir do Espírito para carne é sutil, mas quando identificado o problema, o retorno deve ser brusco! Amados, não aceite uma vida carnal dentro da igreja; não volte ao jugo da escravidão (Gl 5: 1).

Pr Adriano Cunha

domingo, 8 de julho de 2012

Invasão Alienígena? Ap 9: 1-3

O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. E da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra, e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.


Por vários anos, os agentes de Satã têm influenciado os Homens; uma de suas ações, é afirmar que existem seres extraterrestres. No tocar da quinta trombeta, Satanás simulará uma invasão alienígena. Por muito tempo fomos bombardeados por documentários, filmes e discursos sobre E.T's, tudo isso é artimanha do maligno.
      Veja a aparência deles, que é descrita entre o versículo 7 e 10 do capítulo 9 de Apocalipse; realmente é a descrição de um "alienígena", segundo a ideia que o sistema tem nos passado. Estes demônios do abismo, vão danificar os Homens durante cinco meses.
      O anjo do abismo (Ap 9: 11), ou seja, o diabo, tem iludido a mente dos Homens, com a falsa afirmação da existência de extraterrestres; tudo isso é um plano bem elaborado, para afastar o Homem de Deus.
      A história da criação foi descrita na bíblia, se de fato houvesse vida em outros mundos, o Eterno nos teria revelado; o incrível é como o Homem crê em coisas tão fabulosas, mas não crê nas maravilhas de Deus!
      Não é necessário dizer, que os meios de comunicação, ou a maior parte deles, estão sobre o controle dos servos do maligno. Hoje, não há algo que influencie mais o Homem que a mídia, sim, aquele que não é liberto pela verdade (Jo 8: 32), é massa de manobra, ou seja, boneco nas mãos do mal!
     O desconhecido, sempre despertou a imaginação do Homem, e por isso é um prato cheio para o diabo. O apelo da mídia, ajuda a estimular esta imaginação; a verdade, é que Jesus está voltando, e o inimigo arquiteta a todo tempo, meios para tirar o Homem da direção.
      No fim dos tempos, o Homem só verá descer do céu a Jesus Cristo, o filho de Deus bendito! (Ap 19: 11-21).
      Embora a ficção seja bela, não é real; E.T's, duendes, fadas, nada disso existe. A realidade é que o fim está próximo, e Jesus está voltando!

Pr Adriano Cunha

domingo, 24 de junho de 2012

Seus olhos, são as luzes de seu corpo Mt 6: 22, 23.

A Lampada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas!


Nós deveríamos andar em luz e não em trevas, mas para que tudo em nós seja luz, nossos olhos devem ser captadores de luz, e não de trevas! O crente deve buscar a luz, pois se você se contamina com as trevas, seu corpo será trevas, ou seja, sua mente, seu coração sua fala, e seu viver serão trevas.
      Buscar as coisas de Deus, é buscar à luz. Infelizmente muitos crentes têm buscado as trevas, seus olhos têm buscado coisas más, tais como: Pornografia; violência; pedofilia. Quando você busca trevas, está em trevas, e a luz de Deus não está em ti!
      Uma pessoa que só absorve trevas, só vive coisas ruins, nada bom, santo ou abençoado vem a ela; mas como as trevas entram em nossas vidas? Com sutileza! Todos os dias somos bombardeados por muitas coisas más, através dos meios de comunicação, de um amigo, ou mesmo das pessoas nas ruas; como estamos familiarizados com as trevas, não nos damos conta do dano que ela tem nos causado.
      Quando nosso senso está corrompido pelo mundo, estamos vulneráveis a ação das trevas; achamos tudo muito normal, mas o que era pecado ontem, ainda é pecado hoje, pois o Eterno não muda! Por este motivo, muitos crentes têm se contaminado com as trevas.
      Há ainda casos nos quais crentes buscam as trevas deliberadamente, ou seja, sabem que estão buscando coisas impuras e vis. O pecado é sedutor, e quando não estamos buscando as coisas de Deus, estamos suscetíveis as trevas! Mas, como podemos nos defender das trevas? Aceitando que elas existem, e buscando se desviar delas, buscando a luz do Eterno. Assim amados, não dêem ocasião as trevas, pois seus olhos, são as luzes de seu corpo.

Pr Adriano Cunha.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros Mt 19: 29, 30.

E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais, e herdará a vida eterna. Porém, muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos, primeiros.


Jesus fala do valor que damos a Ele e a sua obra; o contexto imediato desta passagem, fala do jovem rico (Mt 19: 16-30; Mc 10: 17-31 e Lc 18: 18-30), este jovem preferiu os seus bens a Cristo. Semelhante a esta passagem é a da porta estreita (Lc 13: 22-30); onde vemos Jesus falar que muitos que virão de longe, tomarão lugar à mesa, ou seja, deixando muitos que deveriam estar ali de fora.
      Tanto na passagem do jovem rico, como na da porta estreita, vemos um alerta quanto a nossos valores. Títulos e patentes, não são passaportes para o céu! Deus espera que nós o valorizemos acima de tudo; pois como serviremos a Deus plenamente, se Ele está em segundo plano em nossas vidas?
      Naquele grande dia, veremos a verdade dos fatos, muitos que acham ser grandes diante de Deus, serão os últimos, e outros que diante dos olhos dos Homens parecem ser pequenos, serão os primeiros, pois Deus não vê como vê o Homem; Ele sabe quem faz a sua obra, e o que só faz a obra que o Homem vê!
      As obras que não dão evidência diante dos Homens, são as mais valorizadas por Deus (Tg 1: 27); o Homem gosta de pompa, Deus gosta de serviço (ministério).
      O Homem valoriza o status e não o trabalho, prova disso, é que existem mais: Apóstolos, Bispos e Pastores;  do que: Evangelístas e Missionários; por este motivo, a igreja não cresce e sim incha!
      O que você prefere, ser o primeiro diante dos Homens e o último diante de Deus, ou ser o último diante dos Homens e o primeiro diante de Deus?

Pr Adriano Cunha
       

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Filhos de Deus ou filhos do diabo? Jo 8: 44, 45.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.


Jesus diz que os líderes judeus de sua época, eram filhos do diabo, pois como o diabo, não se firmavam na verdade; eles diziam que tinham por pai a Abraão (v39), mas não viviam pela fé como o patriarca (Rm 4: 1-25), estavam aprisionados a um sistema: Humano, frio e sem Deus.
      Quem faz a obra de Deus, é filho de Deus, quem faz a obra do diabo, é filho do diabo, é simples assim! Um líder deve conduzir o se rebanho à verdade, e não por interesses mesquinhos, manter o povo na mentira, para assim fazê-lo de presa!
      Nosso Deus é verdadeiro (Jo 8: 32), quem é filho de Deus, milita pela verdade. De que lado você está? Se você é filho de Deus, então deve abandonar o sistema: Humano, mesquinho e corrompido; e crer no Senhor.
      Hoje não é diferente, mudou o cenário, os nomes e os títulos, mas continua a mesma ganância e fome por poder. Por que é tão difícil acreditar no simples e direto evangelho da verdade? O Homem insiste em acreditar em fábulas! Em seguir exploradores! Só a verdade pode curar este mal; só a bíblia, a palavra de Deus!
      Jesus pregava a verdade, a verdade das escrituras, mas o povo insistia com a tradição: Morta, fria e vil! Acredite nas escrituras, leia a palavra de Deus, buscando o discernimento do Espírito Santo; livre-se dos ensinamentos dos mestres mesquinhos, compromissados com o diabo e a ambição.
      Quer ser filho de Deus? Escolha a verdade! É simples assim. Deus sempre pois diante do Homem uma escolha (Dt 28); escolha a verdade, e seja verdadeiramente filho de Deus. Quero fazer esta última pergunta: Filho de Deus ou filho do diabo? Pode escolher.

Pr Adriano Cunha

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vituperados pelo nome de Cristo 1 Pe 4: 12-16.

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, pois sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios. Entretanto, se padece como Cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus por este nome.



No texto acima, vemos Pedro esclarecer algo muito importante; ele mostra que não devemos estar assustados com as provas, pois o mundo nos odeia. Na verdade, devemos nos alegrar, por sermos provados pelo nome do Senhor; nós como crentes, somos participantes das aflições de Cristo.
      Ser provado, perseguido, sofrer aflições pelo nome do Senhor nosso Deus é uma honra, pois assim somos testemunhos vivos da glória de Deus.
      Pedro porém, nos adverte quanto a outro tipo de aflição e sofrimento; este causado por nós mesmos, quando não temos uma atitude realmente cristã! Ele fala que aquele que age como ímpio, sofrerá como ímpio (ladrão, homicida, malfeitor...); há muitos crentes, que vivem como ímpios, e sofrem, não pelo nome do Senhor, mas por serem desonestos e malfeitores.
      Sofrer as aflições de Cristo é bênção para o crente, mas sofrer por algo ruim que tenha feito, é motivo de vergonha e mal testemunho.
      Satanás incita os seus contra os crentes, assim, você pode ser afligido: No trabalho; na escola; na vizinhança; e até mesmo em casa. Mas, quando você sofre como cristão pelo nome de Jesus, é motivo para glorificar a Deus; quando sofremos por Cristo, somos bem-aventurados, e é certo o nosso galardão!
      Queridos, quem te persegue, persegue a Deus, e dará conta disso nesta vida, e no dia do Juízo (At 9: 4, 5). Assim, não devemos perder a nossa paz por conta destas pessoas, o fim delas cabe a Deus.
      Portanto, não se sinta diminuído por conta da perseguição, pois bem-aventurado aquele que é vituperado pelo nome do Senhor.

Pr Adriano Cunha
     

domingo, 27 de maio de 2012

Eis a tua mãe Jo 19: 26, 27.

Vendo Jesus ali a sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis a tua mãe. Dessa hora em diante o discípulo a recebeu em sua casa.



Muitas vezes detalhes maravilhosos passam desapercebidos por nós; sim, quantas vezes achamos que Jesus era frio e indiferente com Maria, mas isso é uma inverdade; Ele sempre a amou como mãe!
      A derradeira prova disso, foi a ordem que Ele, já no madeiro, deu a João: Eis a tua mãe; ou seja, João cuide de minha mãe daqui por diante!
      Tendo José morrido, Jesus sustentou a sua casa como filho mais velho, até que os seus irmãos pudessem fazê-lo, só então Ele começou seu ministério, aos trinta anos de idade. Isso é tão verdade, que todos o conheciam como o carpinteiro (Mt 13: 51-57).
      Quantas vezes deixamos de lado a nossa família, para militar na obra de Deus? Mas, será que isso é certo!? Que bons filhos ou pais somos?
      Sempre dico emocionado quando lembro desta passagem, pois vejo que Jesus foi um filho exemplar; Ele poderia ter confiado Maria a um de seus irmãos, mas preferiu confiá-la a um discípulo. João após os demais acontecimentos, fugiu com Maria para Éfeso na Turquia, e cuidou e cuidou dela até o fim de seus dias; até hoje a casa de Maria é local de peregrinação, e é visitada por: Cristãos, judeus e muçulmanos. Que mulher maravilhosa!
      Fico imaginando Maria vendo todo sofrimento de seu filho, sim, para todos Ele era o Senhor e Salvador, mas para ela Ele era algo mais, era o filho de seu ventre, que foi amamentado, que ela ensinou a andar, a falar, que por vezes acordou de madrugada para acalentar. O seu sofrimento aos pés da cruz foi tão grande, que ela só teve paz, quando pode abraçar o corpo morto de seu filho contra o peito.
      No dia seguinte ela estava lá, para cuidar Dele mais uma vez, e então soube que Ele havia ressuscitado. Quem poderia dizer a ela para que não sofresse!? Era o seu filho, e só isso que ela entendia na hora da dor! Como dói ver um crente ignorante criticar Maria, se nem mesmo o Eterno a desprezou (Lc 1: 26-28).
      Muitos crentes usam a desculpa de estar ocupados com a obra de Deus, para se afastar dos seus; amados a obra do Senhor não é o trabalho do templo, mas o Homem!
      Quando pararmos de trabalhar para o Homem ver, começaremos a entender mais o amor de Cristo, e os mistérios dos céus!

Pr Adriano Cunha

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Últimos tempos 1 Tm 4: 1, 2.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de Homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.



Nestes últimos dias vivemos um surgimento assustador de denominações "evangélicas"; na verdade o rótulo evangélico, tornou-se uma capa para encobrir várias seitas pseudo-evangélicas, que tem como finalidade, só explorar a boa fé, dos que buscam alívio para seus sofrimentos.
      Estes falsos pastores, além de sujar o nome dos demais, por pregarem doutrinas de demônios, ainda apagam a esperança e a fé de muitos, pois são mentirosos e hipócritas; a consciência deles está cauterizada, só visão lucro a qualquer preço!
      Queridos, muito cuidado quanto a estes movimentos, muita coisa abominável aos olhos de Deus, está acontecendo no meio deles; Satanás não dorme, ele tem usado a ganância de determinados líderes eclesiásticos, para arruinar a vida espiritual dos crentes.
      Há líderes que são membros de sociedades secretas, e até outros que são envolvidos com tráfico de drogas e o crime organizado. Estamos vivendo os últimos dias!
      Amados, se há problemas em sua igreja atual, saiba que onde há Homens há problemas! Isso não é motivo para se enveredar em algum movimento supostamente milagroso. É melhor uma igreja com alguns problemas de natureza humana, do que um movimento sem Deus; os problemas de natureza humana Deus resolve, mas um movimento onde Ele não está, é certo que fracassará.
      Existe um motivo para que algumas igrejas sejam tão antigas, pois os problemas estão nas pessoas, e não nas igrejas. A ganância dos Homens, têm fragmentado o corpo de Cristo!

Pr Adriano Cunha

domingo, 13 de maio de 2012

A marca de Caim Gn 4: 13-16

Então disse Caim ao Senhor: É maior o meu castigo do que o que eu possa suportar. Hoje me lanças da face da terra, e da tua presença me esconderei; serei fugitivo e errante pela terra, e qualquer que comigo se encontar me matará. O Senhor, porém, lhe disse: Portanto qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.



Sempre nos constrangemos, quando relembramos da passagem de Caim matando o seu irmão Abel por mero ciúme e despeito. Realmente este quadro foi um dos mais terríveis da bíblia.
      Mas, vemos a misericórdia de Deus para com Caim. Quando Caim cai em si, vê que havia feito algo lamentável, este fato não tinha precedentes, ele diz que seu castigo era insuportável, mostrando sinais de arrependimento (v 13), e Deus que é o Deus do já, lhe concede uma marca; esta marca, que talvez fosse uma marca física, veio a proteger Caim dos demais Homens.
      Muitos falam que Paulo foi o grande pregador da graça de Deus, mas, já aqui vemos Deus derramando a sua graça redentora sobre Caim, o primeiro homicída!
      Falando de Paulo, nos vem a mente: Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5: 20). Deus não é cúmplice do pecador, e sim o seu remidor.
      A marca de Caim, é a marca da graça e da misericórdia de Deus, pois todo o que visse a marca em Caim, não levantaria a sua mão contra ele. O Deus de misericórdia poupou Caim das mãos dos vingadores!
      O que vemos nesta passagem, é que o que muitas vezes parece uma marca de vergonha, é uma marca de misericórdia da parte de Deus; talvez um dia, olhemos os Homens com os olhos de Deus; quem sabe um dia, possamos amar como Ele amou!?
      Se algum dia Deus lhe impuser uma marca, não murmure, pois as marcas de Deus, são marcas de misericórdia, proteção e perdão. 

Pr Adriano Cunha
     

terça-feira, 1 de maio de 2012

O justo cai, mas se levanta Pv 24: 16.

Pois sete vezes cairá o justo, e se levantará, mas os ímpios são derrubados pela calamidade.



O justo pode até cair, mas se levantará, pois nele está a bênção do Senhor, pois o Deus de nossa salvação, não nos abandonará aos nossos primeiros erros, até porque, não está no justo a prática do pecado.
      Muitas vezes damos ouvidos aos acusadores que nos dizem: Você não diz que é crente? Sim, o diabo tem os seus obreiros mesmo dentro da igreja. Deus não fica com um martelo na mão decretando: Tá salvo, tá condenado; não, quando Deus salva, salva de fato, o justo é justo, pois mesmo que ele venha a cair, se arrepende do mal, não está nele o viver no pecado, por outro lado, o ímpio é ímpio mesmo, sua índole é má; mesmo que o ímpio venha a se travestir de justo, ele continuará ímpio.
     Quem é justo quando comete pecado fica incomodado, porém  o ímpio age com naturalidade! Mas o ímpio não se torna justo? Não, o justo sempre foi justo, isso está em seu DNA espiritual, talvez ele não tenha nascido em um lar cristão, mas quando conhece a Deus, é fiel, mesmo que caia, Deus o levanta, pois o seu coração é bom, e seu espírito quebrantado (Sl 37: 23-25).
      Já o ímpio, pode até se disfarçar de justo, mas o seu coração é mal, uma hora ou outra ele sai da presença de Deus; Deus nunca perde ninguém para o diabo, quem abandona Deus, nunca foi de Deus!
      Deus é fiel, Ele sempre está ao nosso lado, mesmo quando o justo cai, Deus está com ele; como assim? Todos podem te abandonar, te acusar e te desprezar, mas Deus sempre estará ali; o diabo dirá: Este caiu! Mas o Senhor responderá: Este é meu, se levantará!
      Muitos acreditam que existe uma luta entre Deus e o diabo, mas não há! Simplesmente Deus É! O Eterno age como quer, não se regra Deus, Ele ama o justo e ponto!
      Quem é justo ama a Deus, isso não é algo forçado, está em sua natureza, assim também Deus o ama, e sabe que mesmo que o justo caia por um momento, não ficará no chão! (Sl 145: 14).

Pr Adriano Cunha
      
      

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jugo desigual 2 Co 6: 14-18

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial?  Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.
      Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso.


Quem é de Deus, não pode ter parte com quem é do mundo! Esta frase pode parecer dura e discriminatória, mas segundo a ótica de Deus não.
      Nós que somos filhos de Deus, não podemos compartilhar com os filhos das trevas, pois não há nada que nos una; um servo de Deus não pode conviver com quem é das trevas, pois esta relação é abominável ao Senhor. Imagine, um casal formado por um filho das trevas e uma filha da luz, é certo que ambos trairiam as suas convicções. Deus não aceita o morno, o meio termo, ou é de Deus, ou de Satanás!
      Quando nos ajuntamos com os filhos das trevas, trazemos toda sorte de maldições sobre nós, pois todas as coisas ruins que estão na vida deles, virá sobre a nossa; compartilhar é fazer parte!
      Embora lidemos com os mundanos no nosso dia a dia, devemos ter a consciência de que somos separados. Existe uma diferença muito grande entre, lidar com alguém e trazê-lo para o seu convívio, para dentro de sua casa, de sua vida.
      Devemos amar todos com amor fraterno, mas cônscios, de que somos agentes influenciadores, e não influenciáveis; quando percebemos que estamos sofrendo algum tipo de influência, devemos reagir, pois a proximidade com o mundo, pode nos envenenar.
      O crente reage contra a influência do mal com: Palavra de Deus e oração. Quanto mais lemos a palavra de Deus, mais estamos vacinados contra o mal; quanto mais oramos, mais temos comunhão com Deus!
      As trevas e a luz não podem coexistir, onde há uma, não há outra; mas muitos tentam esta comunhão, claro que estes estão fadados ao fracasso.
      Um conselho do pregador: Se Deus diz não, não insista com o sim! É melhor se conformar com a vontade de Deus, do que recalcitrar conta os seus aguilhões (At 26: 14). Busque se relacionar com quem é seu igual, pois ambos serão pesados na mesma balança.

Pr Adriano Cunha

domingo, 22 de abril de 2012

De Glória em Glória 2 Co 3: 18.

Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.



O processo de conversão é progressivo, você não se converte imediatamente, pois uma vida inteira de erros, não pode ser transformada como um passe de mágica, todos os dias nós somos transformados pelo Espírito do Senhor, como diz a palavra: ...de glória em glória... ; muitas vezes nos cobramos demais, sim, queremos mudar da água para o vinho num instante, isso não é assim, o importante é estarmos seguindo para o alvo, e compreendermos que no meio de nossa estrada, vamos tropeçar as vezes (Pv 24: 16), mas nos levantaremos pela mão do Senhor.
     O que não podemos é desistir. Deus conhece as nossas falhas, e não espera de nós a perfeição, Ele sabe quem tem prosseguido mesmo em meio as dificuldades, Ele conhece você!
      Devemos evoluir em fé e santidade, como assim? Devemos crescer em nossa vida espiritual, quanto mais maduros espiritualmente, deve aumentar a nossa fé e nossa separação das coisas deste mundo, se não for assim, então realmente devemos nos preocupar, pois a glória do Senhor não está operando em nós, e devemos nos examinar quanto ao por quê.
      Deus quer nos transformar, quando nos submetemos a transformação de Deus, o seu Espírito opera em nós. Infelizmente há muitos que são resistentes a ação transformadora de Deus; estes acham que são perfeitos, e não precisam ser aperfeiçoados pelo Espírito do Senhor, estão estagnados espiritualmente, e fadados à morte espiritual.
      Amados, deixem Deus transformar a vocês! Quando você deixa Deus te transformar, Ele te mostra o que precisa ser mudado; então deixe Deus ser Deus em sua vida, e seja transformado pelo Senhor, de glória em glória.

Pr Adriano Cunha


domingo, 15 de abril de 2012

Convertei-vos Joel 2: 12, 13.

Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
      E rasgai o vosso coração, e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência, e se arrepende do mal.


O Senhor nos convida a uma conversão, mas não algo superficial; Deus quer que sejamos profundos e verdadeiros em nossa conversão. Saber que existe um Deus, participar de uma organização religiosa, só isso não é o bastante, o Eterno quer verdade e compromisso.
      Muitos nascem, vivem e morrem dentro de uma organização religiosa, sem ter experimentado uma real conversão. Veja no texto base, que a conversão requer arrependimento, ou seja, uma mudança de caráter, mudança interior; isso fica claro, quando Deus manda rasgarmos os nossos corações, e não os nossos vestidos.
      Estamos muito preocupados com o que os Homens acham de nós, com  nosso exterior, mas nos esqueçemos que Deus sonda o nosso interior, o nosso verdadeiro eu! Até quando você vai viver um personagem? Quer parecer convertido aos Homens, mas como está diante de Deus? Queridos, Deus quer verdade! Só a verdade te libertará (Jo 8: 32).
      Se queremos mais de Deus, devemos viver o evangelho plenamente, para isso o caminho é a conversão verdadeira. O que mais me intriga, é que alguém esteja a margem da verdade por toda uma vida, e não decida mergulhar nela! Literalmente, se contenta com as migalhas. Já que você se diz cristão, então seja um critão pleno; mergulhe de cabeça nas maravilhas de Deus, diga definitivamente não ao mundo, e sim ao Senhor; queira mais e mais de Deus!
      A segunda reforma começa em seu coração, Jesus está voltando, já é hora de tirar as máscaras, e de ser de fato crentes. Convertei-vos ao Senhor, definitivamente convertei-vos!

Pr Adriano Cunha   

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Semeando com lágrimas Sl 126: 5, 6.

Os que semeiam com lágrimas, segarão com cânticos de alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo os seus molhos.



Queridos, muitas vezes é difícil continuar a fazer a obra de Deus, sei que há momentos que queremos parar, as dificuldades as decepções, sim, são muitos os motivos que nos fazem querer parar; mas, quando mesmo em meio as dificuldades e obstáculos, seguimos o caminho, é certa a nossa vitória, todo aquele que busca fazer a obra do Senhor mesmo em tribulação, será recompensado.
      Semear com lágrimas e sinal de fé, sim, é saber que mesmo se hoje há dificuldades, nós gozaremos as bênçãos de Deus amanhã, vale o sacrifício fazer a obra do Senhor! Nossa vida é como uma estrada, só alcançamos a vitória total quando conseguimos chegar a nosso destino; o importante e não parar, muitos estão parados no meio do caminho, talvez as intempéres da vida tenham feito com que eles parassem, isso é triste, pois o tempo não  para.
      Na estrada da vida você vai correr quando estiver bem, vai caminhar quando não estiver tão bem, e até mesmo se arrastar quando estiver ruim, mas o importante é não parar! Pois aquele que para nunca vai colher; ninguém disse que seria fácil fazer a obra de Deus! Se alguém disse isso é um grande mentiroso; o diabo não quer que você trabalhe para Deus, e vai usar quem ele puder para tentar te parar, até mesmo os de dentro da igreja. Queridos a vitória de quem trabalha para Deus é certa, pode até parecer um sonho, mas acredite você vai vencer.
      Muitas vezes para se ganhar é preciso perder, quando você lança a sua semente, você a perde, mas uma vez ela no solo dará muitos grãos. Talvez você tenha que sacrificar algumas coisas em sua vida, em prol da obra de Deus, mas não desanime, o preço é baixo em vista da recompensa; investir na obra do Senhor é uma atitude sábia, pois Deus é fiel.
      Semear mesmo que com lágrimas, é confiar em Deus. Se você está passando por um momento ruim em sua vida, não pare no meio do caminho, pois mesmo com lágrimas, você é útil para Deus, creia, Ele enxugará todas as suas lágrimas, e você colherá as bênçãos dos céus.

Pr Adriano Cunha

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Valorize as Coisas Santas Mt 7: 6.

Não deis aos cães as coisas santas, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos estraçalhem.



Devemos valorizar as coisas santas, como assim? A obra de Deus não é lixo, não devemos mendigar a atenção dos Homens, o evangelho é uma dádiva de Deus! Muitas vezes discutimos com o ímpio sobre coisas santas, ora, quem é o pecador para julgar sobre estas coisas? As coisas santas de Deus são para ser honradas e valorizadas; você não deve perder tempo com o escarnecedor, pois há pessoas anciosas por ouvir as boas novas, quem não quer dar ouvidos apalavra de Deus chama maldição sobre si.
      Jesus disse: Quanto à cidade que não vos receber, saindo dali, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles. Lc 9: 5;   amados, não se brinca com Deus! Ele é misericordioso, mas: Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hb 10: 31, quem não valoriza as coisas santas de Deus, não é digno Dele.
      Também não devemos desperdiças nossas pérolas com os porcos, ou seja, nosso conhecimento, nosso preparo, nossa dedicação, nossa oração; com quem não quer nada com Deus, e só nos faz perder tempo, não há tempo a perder, Jesus está voltando, devemos pregar com poder e autoridade, pois assim é o evangelho.
      Sei que é duro este discurso, mas é a verdade, muitas vezes perdemos muito tempo com quem não quer ser salvo, o Homem tem o direito de querer ir para o inferno, este é o livre arbítrio; nossa missão é pregar a verdade do evangelho de Cristo, dizer que há esperança e perdão para todos que queiram, e que há condenação para os que não queiram (Mt 16: 15, 16), mas cabe a cada um decidir.
      Portanto, vamos otimizar nosso trabalho evangelístico, pois existe muita fome de verdade; devemos salvar quantos pudermos, esta é nossa missão. Assim, pregue com sabedoria, sabendo valorizar as coisas santas de Deus, esta é nossa missão!

Pr Adriano Cunha
     

segunda-feira, 26 de março de 2012

O novo e o velho Mt 9: 16, 17.

Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho, pois semelhante remendo rompe o vestido, e faz-se maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos. Do contrário, rompem-se os odres, entorna-se o vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.


Muitas vezes passamos por transformações em nossas vidas, isso não é ruim, são apenas as consequências do crescimento e da evolução. Jesus trouxe ao mundo uma nova visão, uma visão revolucionária, que não liga o Homem a religião, mas a Deus; a idéia de algo novo, traz medo e apreensão; preferimos fazer remendos e ou utilizar algo velho. Deus nos desafia a encarar o novo! A aceitar que a vida não para, e que devemos nos adaptar a evolução. Um dia erramos ignorantes quanto a tudo, mas com o passar do tempo adquirimos conhecimento, e aquilo que nos causava medo já não mais incomoda.
      Jesus diz que um remendo novo, ou seja, um pedaço de pano novo não pode ser anexado a um pano velho, pois a força do novo rompe o velho; quando aprendemos mais de Deus, não temos como conviver com as crenças comprometidas do passado, isso causa um certo mal estar, pois nos sentimos traidores de nossas velhas convicções.
      O vinho novo, não pode ser colocado em odres velhos, pois a sua força rompe o velho odre; o conhecimento do verdadeiro evangelho e das maravilhas de Deus, não pode conviver com a parcialidade do passado, uma vez conhecendo a verdade, tudo é novo.
      No que diz respeito ao mundo espiritual, o novo e o velho conhecimento não podem coexistir, se antes erramos meninos na fé, e criamos em meias verdades, quando aceitamos o novo de Deus, passamos a ser crentes maduros, e prontos a viver a verdade plena de Deus.
      Se o velho confuso e medroso Homem ainda vive em você, é por que você ainda está remendando o pano, tentando conviver com meias verdades, tentando ser polido e político; mais o verdadeiro e nada político Jesus, quer que você abandone o velho, e viva o novo de Deus!

Pr Adriano Cunha  

quarta-feira, 21 de março de 2012

Será tudo novo! AP 21: 4.

Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas.


Quando você lê o capítulo 21 de Apocalipse, logo compreende que Deus fala de renovo; sim, tudo será novo, se há algo errado hoje, naquele grande dia, será mudado; nós temos a certeza de que vale a pena acreditar em Deus, confiar nas promessas do Senhor.
      Deus promete que haverá um novo céu e uma nova terra, que as coisas velhas serão extintas, este mundo, sua corrupção, maldade e mentira não mais existirá. Só haverá a verdade, nosso Senhor estará no comando e nós seremos os cidadãos deste novo mundo, se você sofre, será consolado, se te humilharam, Deus te exaltará, será a hora da verdade, os mentirosos (v 8), e todos os filhos do mal serão lançados no inferno!
      Por isso devemos investir na verdade, pois um dia só ela subsistirá; quem vive no caminho do mal, não herdará esta nova realidade.
      Muitas vezes lutamos e lutamos pelo bem, e não nos achamos recompensados; até parece que quem faz o mal só se dá bem, mas isso é uma inverdade, no mundo espiritual os valores são diferentes, tudo o que fazemos neste mundo, é registrado no mundo espiritual, nada sai ao controle de Deus; mesmo que aparentemente o mal prevaleça, diante dos olhos de Deus nada se omite; quem pratica o mal terá um fim horrendo, enquanto quem vive mesmo com sofrimento a verdade, herdará as maravilhas de Deus (v 7).
      Amados, mesmo que tenham que sofrer por amor à verdade, fiquem firmes, pois serão galardoados; quem vive a verdade herdará a vida eterna, tudo será novo!

Pr Adriano Cunha

quinta-feira, 15 de março de 2012

O pecado foi expiado Hb 10: 12

Mas este, havendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus.


Há tantos sacrifícios impostos pela igreja hodierna, mas qual o fundamento? Cristo morreu por nós anulando o pecado que nos condenava, o verdadeiro evangelho visa salvar o mundo, salvar o mundo do pecado e da morte.
      Jesus ofereceu a si mesmo como sacrifício eterno, anulando assim o pecado que havia em nós, mas a igreja nos impõe sacrifícios, mas por quê? Talvez para nos manter dependentes dela, ou para que nós continuemos a sustentar seus luxos? Seja como for, devemos abrir nossos olhos e compreender que o sacrifício de Jesus foi único e final!
      Você não deve nada a igreja e ou ao pecado, pois o nosso Senhor nos livrou do mal, o que devemos é viver em abundância e alegria, sabendo que fomos remidos e limpos pelo grande amor de Deus; não devemos viver com medo, ou com receio, achando que a qualquer momento vamos ser tragados pelo mal, não! Você não é dependente dos ritos ou campanhas da igreja para ser salvo, pois a sua salvação definitiva, foi conquistada pelo Filho de Deus na cruz.
      O seu pecado foi expiado, você é livre para viver em plenitude; para sentir a presença de Deus em sua vida, para ter intimidade com Deus. A igreja não é a sua intermediária, os líderes não te representam diante de Deus; você tem livre acesso a Ele, o véu se rasgou, você pode ter afinidade com o seu Criador, o Eterno quer você perto!
      Jesus conquistou para ti o acesso ao Pai, foi por você que Ele derramou a sua vida, que ofereceu sangue puro e santo; o seu pecado foi expiado, você é amado por Deus, e Ele quer que você o ame, sem barreiras, sem medos, sem culpa. O seu pecado foi expiado, sim você pode amar a Deus, isso é real e definitivo!

Pr Adriano Cunha

quarta-feira, 7 de março de 2012

Verdadeiro Coração Hb 10: 22

Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa.


Verdadeiro coração, bom como manter o seu coração limpo? Simplesmente  sendo um crente de verdade, como assim? A igreja reformada tem se afundado em outros interesses; sim, não há um verdadeiro coração em quem está ligado em política religiosa, o conflito não é mais por estratégias de evangelismo, mas por como aumentar o poder e os recursos financeiros, é muito difícil falar sobre consciência limpa diante do atual quadro da igreja, talvez a igreja reformada necessite de uma nova reforma!
      Poder, poder, poder; este é o grito dos líderes, onde está a fé? O verdadeiro crente deve estar pronto a perder se for necessário, a lutar em prol de quem não tem forças, de ajudar a carregar o julgo; e não de explorar o aflito  e de tirar proveito do simples. Muitos não têm se lavado com água limpa, mas sim se afundado na lama fétida da ganância; assim, como podem se chegar a Deus? O que mais me irrita, é que os de coração imundo são covardes, sim eles tentam a todo preço calar a voz da verdade, mas onde existe opressão, existe resistência; se você é um de coração limpo, tem estado irado com o atual guadro da igreja, sim, as desculpas dos líderes não te convencem mais, as atitudes deles já não fazem mais sentido.
      Você não é um rebelde, e sim um crente verdadeiro, talvez pareça que só você está errado, mas há muitos com tigo, o que te resta é lutar pela verdade, mesmo que tenha que pagar um preço!
      Resistência, perseverança, fé, são pilares dos santos inconformados, imagino se não houvesse inconformados!? Amados, não tenham medo de ser verdadeiros, de ter um verdadeiro coração, pois é melhor ser julgados e condenados pelos Homens e absolvidos por Deus, do que ser absolvidos pelos Homens e condenado por Deus. Viva a segunda reforma, o grito da verdade!

Pr Adriano Cunha

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Deus cumpri suas promessas Gn 21: 18

Erque-te, levanta o rapaz e toma-o pela mão, pois dele farei uma grande nação.


Ismael foi uma vítima das circunstâncias, Abraão para agradar a sua mulher, tomou a Hagar a escrava e lhe engravidou; sim, segundo a lei seguida por Abraão (código de Hamurábi), quando uma mulher não podia engravidar, a sua serva poderia engravidar por ela.
      Deus havia prometido a Abraão, que lhe daria um filho com Sara (Gn 18: 14), mas ele não quis esperar o tempo de Deus (Ec 3), toda vez que não esperamos o tempo de Deus, fazemos alguma loucura; por conta da má conduta da Abraão, sua bênção foi dividida, como assim? Deus havia feito promessas a ele, embora o profeta tenha colocado o carro na frente dos bois, a promessa de Deus não volta atrás. Ismael não tinha culpa dos erros de seu pai, e assim, as promessas feitas a Abraão foram também para Ismael (Gn 25: 12-18); hoje o povo árabe têm se expandido por toda a terra, e mesmo a disputa pela posse da Palestina é consequência do erro de Abraão.
      Se Deus te fez promessas, Ele as cumprirá! Mesmo que você não esteja na posição, a palavra de Deus não volta atrás. Quando você não está na posição de Deus, a promessa pode se tornar maldição; independente de sua conduta, Deus é fiel, se Ele te fez promessas, Ele as cumprirá, se você não estiver firme para suportar o peso, é certo que você vai cair, cuidado com o que você pede a Deus, pois pode receber.
      Nós achamos que Deus faz seleção de pessoas, mas isso é uma inverdade, Deus vê todos como iguais, e se preocupa com todos, para Ele, o filho da escrava é igual ao filho da livre; ora, Ele se preocupa com você, há a hora certa, o momento de Deus, se Ele ainda não te atendeu é por que não é a hora, uma bênção na hora errada, vira maldição, devemos esperar o tempo de Deus.
      Não tente ajudar Deus, deixe Ele agir segundo a sua vontade; quando o Homem tenta ajudar Deus, diz que Deus é falho, com Deus não se brinca, não tente ao Senhor; acredite, se Deus te fez promessas, Ele as cumprirá.

Pr Adriano Cunha
     

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sem ti, não sou nada Jo 15: 1-4.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não dá fruto ele o corta, e todo ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não estiver na videira. Tampouco vós podeis produzir fruto, se não permanecer em mim.


Jesus é a videira, ou seja, Ele é a árvore e nós apenas os ramos, de nós mesmos não podemos fazer nada, sem Ele não somos nada, somos apenas galhos secos e sem vida, pois a vida está Nele e sem Ele nada do que foi feito se fez (Cl 1: 15). Quem somos sem o Senhor? Pare por um momento e imagine a sua vida sem Deus. Nós somos dependentes de Deus, e devemos entender isso em toda a sua plenitude! Sem ti meu Deus, não sou nada.
      O que de bom que existe em nós, vem de Deus, vem do tronco; não somos nós que produzimos boas coisas, mas Ele através de nós. Você entende a graça desta dependência?
      Nós devemos compreender que somos ramos, embora os frutos se manifestem em nós, não vem de nós, mas de Deus; sem Ele não somos nada, nada brota de bom.
      Muitos não têm compreendido este mistério, acham que são a fonte dos milagres de Deus, acham que Deus depende deles, e que são seres maravilhosos; estão cegos e perdidos, pois o Homem sem Deus não opera milagres, quem opera sinais e prodígios de mentira é o diabo, e todo Homem que tem em si mesmo a fonte de seu poder, mesmo não sabendo é instrumento do diabo.
      Somos condutores das maravilhas de Deus, a energia passa por nós, mas não somos a fonte. Como condutores, devemos estar perfeitos, pois se há algo errado em nós, não conduzimos o poder de Deus. Muitos já que não conduzem o poder de Deus, outrora até foram condutores, mas agora há defeitos que não os permitem conduzir; mas mesmo assim, dizem que neles há o poder de Deus, mas não passam de vendedores de ilusões, perderam a fé, o temor e a dignidade.
      Senhor, quero ser sempre dependente de ti! Não deixe o sucesso de seu ministério ofuscar a sua razão, seja sempre dependente de Deus, compreenda que Ele é a árvore e nós os ramos; ramos poderosos, mas apenas ramos e nada mais.

Pr Adriano Cunha

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Espírito Quebrantado Sl 51: 17.

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.



Muitas vezes nos perguntamos: O que agrada a Deus? Bom, o que de fato agrada a Deus, é que o Homem viva em seus caminhos sem cometer pecados, mas se por ventura alguém vier a pecar, e de fato se arrepender do mal que cometeu, Ele se agrada, não do mal cometido, mas da sinceridade do coração do Homem.
      Davi escreveu este salmo após ter sido repreendido por Natã o Profeta, pelo pecado cometido com Bate-Seba; o rei se arrependeu do mal. Ora, Davi era um homem segundo o coração de Deus, não por que ele não tinha pecados, mas por que se arrependia do mal! Deus ama a sinceridade, muitas vezes queremos enganar Deus, enganando a nós mesmos. Queridos, não enfeitem os seus pecados, simplesmente os abandonem!
      Quando quebrantamos nosso espírito, é sinal de que nos arrependemos, isso não acontece quando o pecado é premeditado, pecado premeditado é pecado cometido por quem tem a consciência cauterizada, já não tem como se arrepender do mal. O diabo tem incitado os crentes a mentalizar o mal, quando você arquiteta o mal em sua mente, ao cometê-lo, não consegue se arrepender; assim, toda vez que o mal quiser fazer morada em sua mente, repreenda logo, pois não se flerta com o pecado!
      Nós somos carne, é como tal, somos inclinados ao erro, mas há sempre um meio para desviarmos do pecado; quando vemos fumaça, logo pensamos em fogo, assim, quando uma faísca de pecado vem querer ascender o mal em nós, devemos logo pensar no pecado e no estrago que ele nos faz, ao menor sinal da centelha do pecado, devemos lançar mão da oração!
      Quem ama a Deus, sofre quando peca, quem não ama, age com indiferença. O que apaga a transgressão, não são grandes ofertas, nem serviços a igreja, tão pouco boas obras; o que apaga a transgressão é o arrependimento, só um espírito quebrantado e um coração contrito pode liberar o perdão de Deus.
      Deus não quer indulgencias, Ele quer arrependimento! Se algum líder te ensinou que você pode comprar Deus, repreenda, pois ele serve a Satanás.
      Ame a seu próximo, respeite a todos, viva uma vida de oração e devoção a palavra de Deus, então diminuirá a ação do pecado em sua vida; se mesmo assim, tropeçar alguma vez, então peça misericórdia a Deus, quebrante seu espírito, se arrependa do mal, e Deus o perdoará.

Pr Adriano Cunha

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem é bom caráter, ouve bons conselhos 2 Rs 5: 1.

Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos siros. Era este homem valente, porém leproso.


Um general valoroso, sim, realmente existem pessoas admiráveis, mesmo fora da igreja; Naamã era um homem de valor. Quando somos valorosos e honrados, também somos rodeados de pessoas boas; este homem por ser assim, foi rodeado de bons conselhos. Uma serva, cativa dos hebreus, quis ajudá-lo: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Ele o restauraria de sua lepra (2 Rs 5: 3). Ora, se mesmo a serva lhe queria bem, este realmente era um homem de valor.
      Muitas vezes nos perguntamos: Por que não somos abençoados? Amado, como anda a sua honra, como anda o seu valor?
      Naamã era valoroso, mas era leproso (2 Rs 5: 1); o fato de você ser uma pessoa boa, não te livra dos males deste mundo vil; como assim? Jesus orou por seus discípulos: Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do mal (Jo 17: 15).  É, você está no mundo, e sujeito ao que no mundo há; se você passa por algum problema, não quer dizer que é uma pessoa ruim, ou que Deus o tenha abandonado, os problemas são consequências da vida!
      Uma característica de quem é bom caráter, é dar ouvidos a bons conselhos; o general foi a Samaria, encontrou o profeta (Eliseu), mesmo contrariado, seguiu as suas instruções (2 Rs 5: 9-12), e quando pensou em desistir, ouviu e acolheu um bom conselho (2 Rs 5: 13, 14). Muitas vezes, deixamos de ser abençoados, por não ouvirmos o nosso próximo; por que somos tão déspotas!?
      Naamã foi curado e reconheceu que só o Eterno é Deus (2 Rs 5: 15). Um conselho meu amado: ... mas na multidão de conselheiros há sabedoria (Pv 11: 14-b).

Pr Adriano Cunha
      

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O que mais pecou 2 Cr 33: 1, 2.

Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém. Fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de diante dos filhos de Israel.



Manassés não seguiu o caminho de seu pai (Ezequias), mas voltou-se aos ídolos, a idolatria, a abominação; diz a palavra que ele fez pior que os antigos habitantes da Palestina (2 Cr 33: 9), até aos seus filhos ofereceu a Moloque (2 Cr 33: 6). Ele pecou mais que os reis pagãos! Muitos que outrora serviram o Eterno, que conheceram o seu amor e os seus mandamentos, voltam as práticas do pecado, e ainda, outros que não haviam conhecido o mundo, se deixaram seduzir por ele.
      As vezes me pergunto: Em que momento, eles deixaram Satanás entrar em seus corações? Mas, até mesmo aquele que mais pecou, recebeu misericórdia (2 Cr 33: 12, 13); sim, o Eterno é misericordioso.
      Muitas pessoas fogem do Salvador, quando estão em pecado, a culpa e o remorso têm feito com que muitos se afundem mais no abismo; Judas Iscariotes não se arrependeu (Mt 27: 5), ele movido pela culpa e remorso se suicidou; nosso Pai não quer isso, Ele quer arrependimento (2 Cr 7: 14).
      Manassés, no auge de sua desgraça, se humilhou, se arrependeu e orou ao Eterno, e foi amparado. Embora o Homem possa cometer coisas terríveis, o Pai está pronto a perdoar o pecador arrependido! A lógica do Eterno é diferente; nós julgamos e condenamos, mas Ele sempre está pronto a perdoar o arrependido. Mas, mesmo Ele sendo rico em misericórdia, não tolera o que vive na prática do pecado, como eu sempre digo: O pecado na vida do crente, deve ser um acidente. Infelizmente, muitos têm brincado com o Pai Eterno; uma pessoa que vive na prática do pecado, não tem temor, é, a sua consciência já está cauterizada, o Espírito Santo não está mais nela!
      Queridos, o Pai Misericordioso perdoa até o que mais pecou, não importam os seus pecados, Ele pode e quer te limpar (Is 1: 18-20); mas é necessário que haja arrependimento, quem se arrepende do mal, não o pratica mais (Jo 8: 11)!

Pr Adriano Cunha