domingo, 13 de maio de 2012

A marca de Caim Gn 4: 13-16

Então disse Caim ao Senhor: É maior o meu castigo do que o que eu possa suportar. Hoje me lanças da face da terra, e da tua presença me esconderei; serei fugitivo e errante pela terra, e qualquer que comigo se encontar me matará. O Senhor, porém, lhe disse: Portanto qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.



Sempre nos constrangemos, quando relembramos da passagem de Caim matando o seu irmão Abel por mero ciúme e despeito. Realmente este quadro foi um dos mais terríveis da bíblia.
      Mas, vemos a misericórdia de Deus para com Caim. Quando Caim cai em si, vê que havia feito algo lamentável, este fato não tinha precedentes, ele diz que seu castigo era insuportável, mostrando sinais de arrependimento (v 13), e Deus que é o Deus do já, lhe concede uma marca; esta marca, que talvez fosse uma marca física, veio a proteger Caim dos demais Homens.
      Muitos falam que Paulo foi o grande pregador da graça de Deus, mas, já aqui vemos Deus derramando a sua graça redentora sobre Caim, o primeiro homicída!
      Falando de Paulo, nos vem a mente: Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5: 20). Deus não é cúmplice do pecador, e sim o seu remidor.
      A marca de Caim, é a marca da graça e da misericórdia de Deus, pois todo o que visse a marca em Caim, não levantaria a sua mão contra ele. O Deus de misericórdia poupou Caim das mãos dos vingadores!
      O que vemos nesta passagem, é que o que muitas vezes parece uma marca de vergonha, é uma marca de misericórdia da parte de Deus; talvez um dia, olhemos os Homens com os olhos de Deus; quem sabe um dia, possamos amar como Ele amou!?
      Se algum dia Deus lhe impuser uma marca, não murmure, pois as marcas de Deus, são marcas de misericórdia, proteção e perdão. 

Pr Adriano Cunha
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário