quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem é bom caráter, ouve bons conselhos 2 Rs 5: 1.

Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos siros. Era este homem valente, porém leproso.


Um general valoroso, sim, realmente existem pessoas admiráveis, mesmo fora da igreja; Naamã era um homem de valor. Quando somos valorosos e honrados, também somos rodeados de pessoas boas; este homem por ser assim, foi rodeado de bons conselhos. Uma serva, cativa dos hebreus, quis ajudá-lo: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Ele o restauraria de sua lepra (2 Rs 5: 3). Ora, se mesmo a serva lhe queria bem, este realmente era um homem de valor.
      Muitas vezes nos perguntamos: Por que não somos abençoados? Amado, como anda a sua honra, como anda o seu valor?
      Naamã era valoroso, mas era leproso (2 Rs 5: 1); o fato de você ser uma pessoa boa, não te livra dos males deste mundo vil; como assim? Jesus orou por seus discípulos: Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do mal (Jo 17: 15).  É, você está no mundo, e sujeito ao que no mundo há; se você passa por algum problema, não quer dizer que é uma pessoa ruim, ou que Deus o tenha abandonado, os problemas são consequências da vida!
      Uma característica de quem é bom caráter, é dar ouvidos a bons conselhos; o general foi a Samaria, encontrou o profeta (Eliseu), mesmo contrariado, seguiu as suas instruções (2 Rs 5: 9-12), e quando pensou em desistir, ouviu e acolheu um bom conselho (2 Rs 5: 13, 14). Muitas vezes, deixamos de ser abençoados, por não ouvirmos o nosso próximo; por que somos tão déspotas!?
      Naamã foi curado e reconheceu que só o Eterno é Deus (2 Rs 5: 15). Um conselho meu amado: ... mas na multidão de conselheiros há sabedoria (Pv 11: 14-b).

Pr Adriano Cunha
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário