segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O espinho na carne! 2. Cor. 12: 7-9.

E, para que me não exaltasse pelas excelêncais das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
      Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. e disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Todo aquele que milita na obra de Deus, está sujeito a exaltação pessoal, Paulo era uma pessoa exepcional, um missionário e líder exemplar, mas mesmo o grande Paulo, não estava exento deste risco.
      Mas, por que Deus permitiu este tormento na vida de Paulo, como vimos acima? E o que afinal, é um espinho na carne?  Se você analizar o contexto imediato, verá que o próprio Paulo diz que o espinho na carne foi lhe dado, para que o mesmo não se exaltasse, pois havia visto as maravilhas de Deus!
      Todos nós possuimos um ponto fraco! Só Deus é perfeito, o homem é carente da graça do Senhor. Só quem tem a consciência cauterizada, acredita ser forte; quantos "fortes", você já viu cair?
      Deus permite que passemos por provações, para apurar o nosso carater, e também para que compreendamos, que somos carentes de sua graça. O espinho na "carne" não era literalmente um demônio, que vinha para esbofetear o apóstolo, mas sim algo que lhe atormentava, quando ele diz: Carne! Pode estar falando de um problema de saúde; de cunho emocional (como algum tipo de carência); ou mesmo espiritual (como alguma indagação). A verdade é que Deus preferiu que este "freio", continua-se em sua vida.
      Você já orou para que Deus afastasse algo de ti, e isso não aconteceu? O espinho na carne é diferente para cada um, mas a grande verdade, é que: Todos possuimos um ponto fraco! Qual é o seu?
      Quando identificamos o nosso ponto fraco, podemos nos policiar melhor. Compreender que possuimos um ponto fraco, não é desculpa para vivermos na prática do pecado, mas sim aceitarmos que somos falhos, e carentes da graça do Senhor; pois, quando acitamos as nossas fraquesas, permitimos que o poder de Deus seja aperfeiçoado em nós.
      O homem tem uma forte tendência á exaltação pessoal, e Satanás sabe disso, quando ele não consegue derrubar alguém por meio da humilhação, busca fazê-lo por meio da exaltação.
      Vemos hoje, vários exemplos de ministros, que criam títulos a patentes, cada vez mais exaltadas. Acham que são superiores, e que estão acima do bem e do mal; infelizmente, o fim deles é uma queda certa!
      O que nós devemos compreender como servos de Deus é: Que nós somos os servos, e Ele é o Senhor; nós somos falhos, e Ele é perfeito; nós somos fracos, e Ele é forte!

Pr. Adriano Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário