sábado, 14 de novembro de 2009

A fé, deve ser dinâmica! Tg. 2: 14-17

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Por ventura, a fé pode salvá-lo?
e, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e farta´-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.


Muitos não compreendem bem as palavras de Tiago; acreditam que ele era um defensor da lei, mas isto é uma inverdade.
Tiago era meio irmão de Jesus, filho de Maria e josé, entendia a graça com particularidade, e a defendeu a todo tempo; esta palavra de Tiago acima, mostra que Tiago não defendia a lei!" mas sim, defendia uma fé dinâmica, ou seja, não adianta crer e não praticar; se você cre que algo é certo e não pratica, então a sua fé não tem valia.
A fé deve ser externada, crer que Jesus é o Senhor, e não fazer a sua vontade, não adianta! No texto de Tg. 2: 14-26, vemos o apóstolo falar de exemplos de atitudes; pois como manifeztar o amor de Deus sem atitudes? Não podemos ser meros expectadores, aquele que ama a Deus, deve se comprometer! Pois nosso Deus, é um ser de ação.
Quando falamos que cremos em Deus, mas não seguimos o seu exemplo, então nossas palavras não têm validade; do mesmo modo, quando acreditamos que algo é certo, mas não praticamos, nossa fé não tem validade.
No v. 26, que desfecha este trecho, Tiago é mais profundo: Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
A dinâmica, ou a vida da fé é a atitude! Uma fé sem dinâmica é uma fé morta! Hoje existem muitos, que querem ficar as margens, como ser cristão, sem comprometimento com a obra de Cristo?
Ser cristão é muito mais do que crer, é fazer! O cristão é julgado pelos seus frutos. Você tem dado frutos? Como é a sua fé? Você tem se comprometido? Ao responder estas perguntas, você entenderá a visão de Tiago. Se você cre, mas não faz, então é vã a sua fé!

Pr. Adriano Cunha.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário