sábado, 27 de março de 2010

O sábio sabe quando se calar Pv. 17: 28.

Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio.

Os chineses têm um ditado muito antigo: Em boca fechada, não entra mosca! Talvez uma das decisões mais difíceis, deva ser saber quando se calar; principalmente quando você está certo em alguma questão, mas Deus diz através de sua palavra, que há tempo para todas as coisas (Ec. 3: 1, 7).
Na referência acima, vemos que até quando o tolo se cala, é dado por sábio; isso se dá pois há momentos em nossas vidas, em que o silêncio fala mais alto!
Tem horas que devemos nos calar, e deixar Deus falar por nós. Não devemos jogar palavras ao vento, pois uma hora, elas podem voltar contra nós.
O homem não deve ser omisso, mas não deve ser movido por suas emoções! Enganoso é o coração do homem (Jr. 17: 9); devemos controlar nossos sentimentos, pois por nossas palavras somos julgados (Mt. 12: 37), da nossa boca sai o que transborda o nosso coração (Lc. 6: 45).
Há poder em nossas palavras. Poder para bênção ou para a maldição! Quando falamos, registramos estas palavras diante de Deus, por este motivo, devemos medir as nossas palavras.
Você já falou algo que se arrependeu logo em seguida? Ou deixou escapar em um momento de íra, algo que lhe trouxe muita vergonha? Ninguém é perfeito! Mas até o tolo, pode em um momento de vigilância, fugir de alguma má situação. Você é um tolo? Creio que não! Pois este blog não é visitado pelos tolos! Então, se mesmo o tolo pode em algum momento, regrar a sua língua, você pode fazer muito mais.
Ao contrário que muitos pensam, o silêncio é sinal de sabedoria. Aquele que espera a melhor hora para falar, sempre fala melhor! Devemos valorizar as nossas palavras, pois o que muito fala, perde qualidade. Ninguém dá ouvidos ao falador, mas sim ao que escolhe as sua palavras, pois estas são preciosas!
Palavras vãs só nos fazem ficar mais vulneráveis, o que fala demais, abre brechas em sua guarda, fica refém de suas palavras e dá armas aos seus inimigos.
As palavras do sábio, devem servir para transmitir sabedoria, graça, paz e vitória, as palavras do sábio são armas contra o mal, força para os fracos e bênção da parte de Deus!

Pr. Adriano Cunha.
Posted by Picasa

7 comentários:

  1. Seu blog é muito bom. Respondendo a sua pergunta:"Você é um tolo? Creio que não! Pois este blog não é visitado pelos tolos!"

    Sim sou um tolo buscando conhecimento. Obrigado pelo post e pelas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Somos todos Tolo, mais a palavra do Senhor vem nos enchendo de sabedoria, a paz do Senhor esteja com todos, em nome de Jesus..

    ResponderExcluir
  3. Amém,Glória Deus 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. São 1:37 da madrugada e como todos dias chega um versículo pra mim na bíblia ollane pelo celular chegou esse versículo 17: 28 e fiquei sem entender aí Deus pediu pra eu e saber cheguei aqui lhe essas palavras e vê que Deus falou comigo. Glória a Deus por essa benditas palavras.

    ResponderExcluir
  5. Otimas palavras li por aqui hj...tenho convicção q todas vindas de Deus.atraves de uma pesquisa bíblica cai por aqui...otima noite na paz do senhor

    ResponderExcluir
  6. Td mt bem explicado comentei acima..so q postei antes de me indentificar 👆

    ResponderExcluir