sábado, 27 de março de 2010

O sábio sabe quando se calar Pv. 17: 28.

Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio.

Os chineses têm um ditado muito antigo: Em boca fechada, não entra mosca! Talvez uma das decisões mais difíceis, deva ser saber quando se calar; principalmente quando você está certo em alguma questão, mas Deus diz através de sua palavra, que há tempo para todas as coisas (Ec. 3: 1, 7).
Na referência acima, vemos que até quando o tolo se cala, é dado por sábio; isso se dá pois há momentos em nossas vidas, em que o silêncio fala mais alto!
Tem horas que devemos nos calar, e deixar Deus falar por nós. Não devemos jogar palavras ao vento, pois uma hora, elas podem voltar contra nós.
O homem não deve ser omisso, mas não deve ser movido por suas emoções! Enganoso é o coração do homem (Jr. 17: 9); devemos controlar nossos sentimentos, pois por nossas palavras somos julgados (Mt. 12: 37), da nossa boca sai o que transborda o nosso coração (Lc. 6: 45).
Há poder em nossas palavras. Poder para bênção ou para a maldição! Quando falamos, registramos estas palavras diante de Deus, por este motivo, devemos medir as nossas palavras.
Você já falou algo que se arrependeu logo em seguida? Ou deixou escapar em um momento de íra, algo que lhe trouxe muita vergonha? Ninguém é perfeito! Mas até o tolo, pode em um momento de vigilância, fugir de alguma má situação. Você é um tolo? Creio que não! Pois este blog não é visitado pelos tolos! Então, se mesmo o tolo pode em algum momento, regrar a sua língua, você pode fazer muito mais.
Ao contrário que muitos pensam, o silêncio é sinal de sabedoria. Aquele que espera a melhor hora para falar, sempre fala melhor! Devemos valorizar as nossas palavras, pois o que muito fala, perde qualidade. Ninguém dá ouvidos ao falador, mas sim ao que escolhe as sua palavras, pois estas são preciosas!
Palavras vãs só nos fazem ficar mais vulneráveis, o que fala demais, abre brechas em sua guarda, fica refém de suas palavras e dá armas aos seus inimigos.
As palavras do sábio, devem servir para transmitir sabedoria, graça, paz e vitória, as palavras do sábio são armas contra o mal, força para os fracos e bênção da parte de Deus!

Pr. Adriano Cunha.
Posted by Picasa

sábado, 20 de março de 2010

O Reino de Deus é um reino de consciência! Lc. 17: 20, 21.


Posted by Picasa


Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes: O Reino de Deus não vem com aparência visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque o Reino de Deus está dentro de vós.


A consciência ou razão é que nos distingue dos demais seres vivos. Deus quando criou o homem, pôs nele o que não o pôs em outro ser, um espírito imortal (Gn. 2: 7); e é este espírito que nos dá esta consciência.
            Como nós vimos na referência inicial, Jesus diz que o Reino de Deus, está dentro de nós, e através de nós, ele é manifesto!
            O Reino de Deus, não está subordinado a qualquer instituição, ou seja, ele é a presença de Deus em nossas vidas. Jesus nunca criou nenhuma instituição, Ele  sim, manifestou o Reino de Deus (Jo. 18: 36). O conceito de religião é um conceito humano! O homem sempre quis regrar a Deus (Jo. 2: 18)! A visão de Deus quanto a este assunto (religião) é bem demonstrado em Tg. 1: 27.
            O Reino de Deus não está sujeito a nenhuma ordem humana. O homem não possui influência sobre o Reino de Deus!
            A declaração de Jesus em Jo. 4: 23, 24; que fala dos verdadeiros adoradores, mostra que Deus é espírito, ou seja, Ele não está sujeito a nada deste mundo!
            Para compreender o Reino de Deus é necessário mudar a mente e o coração. Só vivemos verdadeiramente o Reino de Deus, quando nos despojamos de tudo!
            Ninguém que está cheio, pode viver o Reino de Deus, pois só mudando os nossos conceitos, abandonando nossos preconceitos e vencendo nosso ego, conseguimos vivê-lo.
            A religião tem imposto aos homens, uma visão errada de Deus. Os líderes religiosos, não estão preocupados com a vontade de Deus, mas sim, em militar por seus próprios interesses. À vontade de Deus, suas prioridades e desejos, nunca estão nos planos da religião.
             A “imagem” (Cl. 1: 15) que a religião mostra de Deus, é de um ser complexo, mesquinho e cheio de caprichos! Mas, isso contrasta com o Deus da bíblia, e a simplicidade de seu evangelho!
            O Reino de Deus é um Reino de consciência! A chave dos seus portões, está na transformação de nossa mente e de nosso coração.


Pr. Adriano Cunha.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Aquele que é da verdade. Jo. 18: 36,37


Posted by Picasa


Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui.
            Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.


O trecho acima se desfecha com uma afirmação de Jesus: Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Vimos Jesus falar sobre o seu  Reino, o Reino de Deus é um reino de consciência! A verdade é a mensagem do Reino de Deus (Jo. 8: 32), pois, sem ela, o homem continuaria perdido nas trevas de sua ignorância (Jo. 1: 1-14); infelizmente, o homem sempre busca burlar a verdade (Gn. 11: 1-6), ele quer ser Deus!
            Jesus diz que aquele que é da verdade, ouve a sua voz. Uma pessoa que está ocupada demais com seus projetos pessoais, nunca vai ter tempo para ouvir a Deus; Deus para ela é apenas um mecanismo pelo qual se alcança os objetivos, ela quer usar Deus.
            Como no caso de Babel, muitos acham que podem manipular Deus. Deus é o Senhor e criador de tudo (Cl. 1: 15-20), nada foge ao seu controle!
            O homem que não compreende a essência da verdade, nunca vai mirar o horizonte, sempre terá uma visão umbilical.
            Só o que é da verdade, pode de fato ouvir a voz do Senhor! Que voz você tem ouvido? Se você ouve a voz dos seus desejos, nunca poderá ouvir a voz do Senhor.
            Você está pronto a abrir mão de tudo, em prol da verdade? Sem renúncia não se pode viver a verdade. Jesus subiu ao derradeiro sacrifício em testemunho da verdade; o que você pode sacrificar por amor a verdade de Deus? Seus projetos; seu ego; sua rebeldia; aquilo que você diz fazer em nome de Deus, mas faz por si?
            Aquele que é da verdade, faz a vontade de Deus, e não usa o nome de Deus, como justificativa para encobrir seus mesquinhos projetos.
            Jesus abriu mão de tudo em testemunho da verdade e para fazer a vontade do Pai (Lc. 22: 42), e você?!

Pr. Adriano Cunha. 

sábado, 6 de março de 2010

Bem-aventurados Mt. 5: 3.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;


A passagem que se encontra em Mt. 5: 3-12 é como um consolo ao que busca fazer a obra de Deus com sinceridade e verdade.
Quando trilhamos o caminho da verdade estamos sujeitos a passar por situações adversas; o mundo não aceita a verdade, pois se encontra afundado na mentira e no mal. Os valores do mundo são outros, assim o que busca fazer a vontade de Deus é visto como o errado.
Para o mundano, o errado é o certo e o certo é o errado! Jesus mostra que é bem-aventurado o que sofre por sua verdade, sofrer por amor a Deus é digno, e o que sofre não ficará sem bênçãos (v.12). Veja que em todos os versículos do trecho (Mt. 5: 3-12), Jesus faz promessas.
O Reino de Deus, é um reino de consciência, o mundo já está com a sua consciência cauterizada. Para ele, o mais importante é saciar os desejos de sua carne, mas, bem-aventurado o que anda segundo o espírito (Rm. 8: 1).
Para o mundo, a vida do crente é cheia de privação e sacrifício, mas uma vida na presença de Deus é muito feliz, embora trabalhosa (Ec. 7: 1-12).
O mundano se contenta com satisfações passageiras e superficiais, mas o crente, busca algo mais, a vida eterna! (Ap. 3: 12). Todo aquele que não trilha o caminho de Deus, está condenado (Mc. 16: 16); o homem que vive sem Deus, faz de tudo para suprir o seu vazio, mas por mais que ele queira entregar-se aos desejos da carne, nunca encontrará felicidade. Já o crente, é bem-aventurado, pois além de estar cheio da graça de Deus, e viver em vitória, tem a certeza da vida eterna. Por isso, bem-aventurados sois vós!

Pr. Adriano Cunha.
Posted by Picasa