sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O perfil do homem de Deus Sl. 1: 1

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.


O salmo 1 é um modelo para o crente, ele inicia com um louvor ao crente que não dá oportunidade para o mal; quem é de Deus, não pode pedir conselho ao ímpio, o ímpio, não tem a mente de Cristo e não está sujeito ao evangelho do Senhor.
      O crente também não deve estar no meio dos pecadores e escarnecedores, não deve ser contado com eles; não que o crente deva ser um E. T, mas, tratar as pessoas com educação e cortezia, não obriga uma convivência estreita. O crente deve estar sempre pronto a ajudar a quem quer que seja, mas dai a formar laços de amizade, já é muito.
      No vercículo 2, o salmista mostra qual deve ser o prazer do crente (a lei do Senhor); se a palavra de Deus estivesse sempre em nossa mente, e em nosso coração, nossa vida seria muito diferente; já pensou em Deus hoje?
      Em seguida no vercículo 3, vemos os benefícios dos que seguem as recomendações anteriores (Jr. 17: 8), todo aquele que se sujeita a vontade de Deus, não fica sem bênçãos!
      Do vercículo 4 ao 6, vemos a situação do ímpio e o seu futuro. O que as pessoas se esquecem é que Deus é todo poderoso, ou seja, vê tudo, sabe tudo e está em todos os lugares; o homem que escolhe o caminho dos ímpios, deve estar certo que o seu fim, será a perdição, vercículo 6.
      o fraterno conselho de Deus no Salmo 1, tem sido rejeitado pelos homens; mesmo os que conhecem a verdade, têm enveredado pelo caminho dos ímpios; por isso, todo crente deve fazer a manutenção de sua fé!

Pr. Adriano Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário