sábado, 20 de fevereiro de 2010

O bom samaritano Lc. 10: 30

E, respondendo Jesus, disse: descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Observando o contexto imediato do texto Lc. 10: 30-37, vemos que esta parábola surge de uma justificativa de alguém que julgava enteder bem a lei (Lc. 10: 25-29); Jesus mostra que a palavra de Deus, deve ser vista pela pespectiva de Deus.
O exemplo dado por Jesus do sacerdote e do levita, representa o clero tão ocupado com as tarefas do templo (igreja), que não prestaram assistência ao homem ferido (v. 31, 32). O foco de Deus não é o templo, mas o homem; enquanto a lei legalista prima as cerimônias, a graça prima o relacionamento! Hoje muitos líderes estão preocupados com as tarefas do templo: festas, eventos, reuniões, e se esquecem do relacionamento com o ferido. Em contra partida, os bons samaritanos: grupos pseudo-evangélicos; têm todo tempo do mundo para o ferido, como assim?
O samaritano era um povo que morava em samaria, eles foram colocados ali pela Babilônia, para destruir a linhagem de Israel, através da mistura, um povo misto, que possuia uma fé diferente da dos hebreus!
Embora este samaritano fosse um homem de carater, não acreditava no Deus de Israel, e sim em Baal, o fato de uma pessoa ter uma outra fé, não faz dela uma má pessoa; o samaritano era alguém respeitável e com crédito (v. 35).
Mas, uma pessoa por melhor que seja, se não cre no Deus de Israel, não pode ser salva! Quando Jesus expos esta parábola, foi para chocar os ouvintes, Ele em outras palavras, disse que aquele samaritano, foi melhor do que os seus filhos! Que Ele fez, o que os seus filhos deveriam ter feito! O que você tem priorizado em seu ministério ?
Enquanto estamos nos afastando do foco de Deus, outros que não têm Deus, estão aprisionando as vidas. Jesus a dois mil anos atraz, já nos alertou sobre isso, mas, enquanto buscarmos os nossos próprios objetivos, e não os de Deus, estamos na contra mão de sua vontade!

Pr. Adriano Cunha.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário