quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Homem de Deus Gn 06: 14.

Faze para ti uma arca de madeira de cipreste: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.


Noé é o pioneiro na construção de um novo mundo, como a arca é um tipo do Homem de Deus, como assim? Deus estava cansado do Homem que habitava a terra, então fez uma mudança drástica, com o dilúvio. Pode parecer estranha esta comparação, mas, Deus manda Noé construir a arca com madeira de cipreste; este tipo de árvore geralmente são muito grandes, com pelo menos 25 m, são também, madeiras resistentes, usadas para trabalhos ao ar livre, tais como: Cercas, diques e construções, e em especial embarcações. O cipreste também é uma árvore bonita, e é utilizada como ornamento, alguns tipos de cipreste, são utilizados como árvores de natal.
      Como o cipreste, o Homem de Deus tem que ser resistente, não é qualquer intempere desta vida que pode abala-lo. Ele tem que ser firme, forte, e confiável, sim, a sua postura, deve nos inspirar confiança; a presença do Homem de Deus deve ser emblemática.
      Outra característica do Homem de Deus é a versatilidade, deve se adaptar a situações diversas e adversas; não deve ser uma pessoa negativa e nem murmuradora, mas, alguém pronto a enfrentar com otimismo e fé as situações. Como o cipreste, ele deve ser versátil, e disposto a ser usado em toda boa obra.
      Ainda, o Homem de Deus, deve ser belo, terno e gentil; deve ter a beleza de Cristo, a beleza que transcende a aparência física, embora deva ser também asseado. Em seu coração, deve morar a ternura, pois assim é nosso Senhor; embora firme quanto ao pecado, terno no amparo ao pecador, ao ferido, ao necessitado; sem ternura, não é possível ser usado por Deus.
      Também deve ser gentil, a bíblia diz que a palavra branda desvia o furor "Pv 15: 1". A gentileza, é uma arma contra a ira; o Homem de Deus, não pode ser um grosso, um bruto, alguém de difícil acesso, pois assim, ele afastará as pessoas. Devemos ser gentis e brandos, pois assim Cristo poderá ser visto em nós.
      Deus também fala com Noé para revestir a arca com betume por dentro e por fora; várias substâncias são chamadas de betume, mas provavelmente o utilizado por Noé foi o xisto betumoso, conhecido também como piche de selagem, que era encontrado em poças a flor da terra no oriente médio.
      O betume selou todas as frestas da arca, por dentro e por fora, assim também, o Homem de Deus, deve ser vedado por dentro e por fora; primeiro por dentro, pois os sentimentos e pensamento do Homem de Deus se nocivos, podem destruí-lo; devemos policiar nossos pensamentos, pois se abrirmos brechas para maus pensamentos, eles viram maus sentimentos que produzem más atitudes; devemos tampar as brechas internas com a mente em Cristo, na palavra de Deus e na obra que abraçamos.
      Por fora, sim, há várias coisas que podem nos atingir, se não estivermos bem vedados por fora; o que falamos, como nos portamos, com quem mantemos amizades, como nos vestimos, onde frequentamos; quando Satanás vê uma brecha, ele lança uma seta, o diabo não dorme. Não podemos nos deixar levar pelo vírus do "não tem nada haver", pois quando abrimos brechas para que o pecado nos atinja, ficamos contaminados pelo mal.
      Amados, o Homem de Deus representa o novo de Deus diante do pecado. O desejo de Deus para o Homem, a postura que Deus espera de nós, que Deus nos ajude a viver esta realidade.

Pr Adriano Cunha          

Nenhum comentário:

Postar um comentário