sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Será difícil obedecer? 2 Rs 05:13

Chegaram-se a ele os seus servos, e lhe disseram: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, não a terias feito?



O passagem do Profeta Eliseu e o Capitão dos Exércitos do rei da Síria Naamã é uma passagem muito conhecida (2 Rs 05); vemos que Naamã era um homem digno e verdadeiro, mas, era acometido de lepra (hanseníase), nos tempos bíblicos, a lepra era uma sentença de morte, pois não havia cura, quem possuía lepra era considerado imundo.
      Imagine um homem tão importante, acometido de tamanho mal, era um transtorno tanto para ele, como para o seu senhor o rei; o rei não desejava abrir mão de um servo tão valoroso, mas a lepra era de fato algo que lhe afastava; uma doença que mata aos poucos, e na sua forma mais agressiva, mutila as suas vítimas.
      A mulher de Naamã ouvira de sua serva hebreia, que em Israel havia um profeta, um homem de Deus que poderia curar seu marido; quando ela participou esta notícia salvadora ao seu marido, ele logo se prontificou a buscar a solução. Mas, ao chegar a Israel, foi lhe pedido por parte do profeta algo relativamente pequeno, deveras  insignificante, uma pequena prova de submissão e humildade; o grande chefe dos exércitos da Síria, deveria mergulhar sete vezes nas águas não muito atraentes do rio Jordão, e então, seria curado.
      Naamã se indignou, e ia abandonando a missão, quando seus servos (seus oficiais, que o respeitavam e amavam), lhe disseram: Isso é fácil meu senhor, se fora algo difícil não farias? Naamã provavelmente apoiado no amor dos seus oficiais, venceu o orgulho, se inclinou e mergulhou, e quando emergiu das águas pela sétima vez, estava são.
      A lepra do pecado tem mutilado muitos Homens valorosos, sim, são muitas vezes as pequenas coisas do dia a dia que têm nos enfermado, o orgulho de Naamã quase o vez desistir, mas ele tinha ao seu lado pessoas que o amavam. Quantas vezes Deus tem nos pedido pequenos sacrifícios, para nos livrar de grandes males? Deus nos pede pequenas coisas, mas tem que ser do jeito Dele e não do nosso, as vezes queremos mergulhar nos nossos rios, que aos nossos olhos são melhores, mas é no rio de Deus que está a cura; Deus tem colocado ao nosso lado pessoas que nos admiram, que nos amam, para dizer, se submeta a vontade de Deus, é fácil não é difícil, estamos aqui ao seu lado, mergulhe no rio de Deus, seja curado.
      Deus não quer desistir de nós, mas a lepra espiritual tem aberto um abismo entre nós e Deus, devemos nos purificar das pequenas coisas que são um transtorno para Deus. Como as pessoas olhavam para Naamã e pensavam: Que homem maravilhoso, se não fosse a lepra. Assim as pessoas olham para nós e dizem: Que pessoa maravilhosa, se não fosse...
      O Senhor te pergunta agora: É difícil obedecer? Lembre-se, Deus sempre coloca pessoas ao seu lado para te apoiar apesar de seus defeitos. Então, é difícil obedecer?

Pr Adriano Cunha

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Foque no que é superior Ef 05: 13-18

Mas todas as coisas manifestas pela luz tornam-se visíveis, pois é a luz que a tudo manifesta. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,


Observando este texto, o Espírito Santo me despertou para o que de fato Paulo quis transmitir com ele; Paulo mostra que quando estamos focados em Deus, nos é desvendada a verdade, a luz da verdade que emana de Cristo, nos tira das trevas da ignorância humana, sim, o homem natural está morto em suas teorias, seu sistema de valores e sua sociedade equivocada.
      A verdadeira sabedoria só é manifesta através da luz da verdade, e esta luz é Cristo o Filho de Deus bendito, muitos crentes têm andado como néscios ou seja, como tolos, pois embora compreendam a Cristo como seu único e suficiente salvador, ainda andam em trevas, envolvidos com os valores e a realidade torpe deste mundo; não devemos ser insensatos, mas compreender qual é a vontade de Deus, e a vontade de Deus é que vivamos algo superior. A vontade de Deus é que tenhamos uma mente superior, não presos as migalhas deste mundo, mas, que sentemos a mesa do banquete da sabedoria e da compreensão.
      Quando Paulo fala que não devemos nos embriagar com vinho, mas, nos encher do Espírito, ele fala algo muito além da matéria, Paulo fala que devemos buscar uma satisfação superior, só encontrada por meio de nossa comunhão com o Eterno (se encher do Espírito), e não devemos nos contentar com a pseudo alegria que as coisas materiais nos proporcionam (vinho).
     Sim, os dias são maus, vivemos tempos de trevas, devemos aproveitar nosso tempo, focando no que é santo, pois afinal, não somos cidadãos deste mundo, mas sim, cidadãos do céu; como crentes, devemos viver algo superior, espiritual e maravilhoso, não devemos nos apegar a este mundo, e sim viver já neste mundo com a compreensão que não pertencemos a ele, nossos valores são outros, nosso foco é outro, nosso Senhor é outro.

Pr Adriano Cunha