quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que você tem? 2 Rs 4: 2.

Respondeu-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me, o que tens em casa? Disse ela: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.


O caso desta viúva é muito conhecido de todos; mas o que muitas vezes passa despercebido, é o fato de que, para ser abençoada, esta mulher teria que ter algo!
      Você já parou para pensar, que Deus espera que você tenha pelo menos alguma coisa? O homem sempre se escora em Deus, como assim? Bom, é fácil culpar Deus por todas as suas derrotas! O homem, tem que aceitar, que deve viver a sua vida, e assumir as conseqüências de suas escolhas, e é lógico que deve ter algo para que Deus possa operar em sua vida; se olharmos no Gênesis, veremos que Deus fez tudo através de algo já existente, mesmo o homem foi feito do barro, e seguindo esta lógica, para que algo sobrenatural aconteça em nossa vida, devemos ter algo para apresentar a Deus.
      O que você tem em sua reserva? Se nós não abastecemos as nossas reservas, como podemos ser usados por Deus, e como Ele pode operar em nossas vidas. Uma pessoa vazia, não pode ser usada por Deus; se você fizer uma pesquisa na bíblia, verá que todos os que foram usados por Deus tinham algo. Esta pobre viuva, tinha além de sua fé e um pouco de azeite, reservas espirituais; a propósito? Como está a sua botija?
      Mas afinal, do que estamos falando? Estamos falando sobre o que você tem! Veja o exemplo do rei Ezequias, diante da sentença de Deus, através do profeta Isaías, Ezequias apresenta a Deus as suas reservas (2 Rs 20: 3), e Deus volta atrás de sua decisão (2 Rs 20: 4-11); ele tinha algo para apresentar.
      A viuva, tinha toda uma história (2 Rs 4: 1), ela tinha algo para apresentar! O que você tem? Devemos nos preparar, ter algo para apresentar nos dias maus; pois um dia o Senhor vai te perguntar: O que você tem?

Pr Adriano Cunha

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Páscoa Êx 12: 21-23.

Chamou, pois, Moisés a todos os anciãos de Israel, e lhes disse: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e imolai a páscoa. Então tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia, e marcai a verga da porta e as suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia. Nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. Quando o Senhor passar para ferir os egípcios, verá o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, e passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.



O sentido da  páscoa foi deturpado pelos inimigos de Deus, a páscoa ou passagem, marcou a rendição dos egípcios dentro de sua própria terra, Faraó que simbolizava o próprio opressor, foi humilhado e derrotado pelo poder de Deus.
      O cordeiro simbolizava o próprio Cristo de Deus, o sangue do cordeiro, que deveria ser perfeito, sem mancha e sem mácula, foi posto sobre as ombreiras das portas do povo de Deus; quando o anjo da morte passou pelo Egito para levar os primogênitos, não pode entrar nas casas dos hebreus, pois o sangue do cordeiro as marcava. Hoje, o sangue de Cristo, que foi derramado na cruz, está sobre nós, esta é a marca! Quando Satanás e seus demônios passam por nós, não podem nos tocar; pois o sangue do cordeiro está sobre nós!
      A páscoa, tem sentido de vitória e liberdade, nossa vitória conquistada por Cristo sobre a opressão do diabo, e nossa liberdade para adorar a Deus!
      Satanás, através de seus agentes, tem deturpado o sentido da páscoa, relacionando a ela, símbolos pagãos, como o coelho (fertilidade) e o ovo (vida). A páscoa ou passagem simboliza a liberdade! Devemos celebrar a nossa salvação, render graças a Deus por seu Cordeiro; como disse João Batista: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Jo 1: 29-b.
      A páscoa para o crente, deve ser um momento de reflexão, de gratidão a Deus e de graças pela bondade do Senhor. Devemos nos conscientizar de que a páscoa de Deus, é uma celebração a liberdade e não um momento de gula e misticismo.
      O cristão deve honrar a Cristo, lembrar que Ele deu a sua vida por nós, que Ele foi o Cordeiro santo, cujo o sangue nos purifica de todo pecado. Medite nestas palavras: Páscoa; passagem; liberdade e salvação!

Pr Adriano Cunha 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inimigos da Cruz Fp 3: 17-21.

Irmãos, sede meus imitadores, e observai os que andam segundo o exemplo que tendes em nós. Pois muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora novamente digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O seu fim é a perdição, o seu Deus é o ventre, e a sua glória é a  vergonha. Só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo de humilhação, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


Como nos dias de Paulo, estamos cercados de inimigos da cruz; pessoas que só pensam em seu próprio benefício, e fazem de tudo para alcançar seus objetivos.
      Estes supostos santos, vivem cercados de mistérios; e buscam de todas as formas prender seus seguidores. O ministério deles, é marcado por várias revelações e visões, a todo tempo, dizem ter novas revelações vindas dos céus, coisas que Deus só revelou a eles, e são incontestáveis; ora, teria Deus abolido a bíblia? Feito destes homens seus novos testamentos? De forma nenhuma! Nem Deus, nem a sua palavra podem mudar!
      Estes pseudo santos são mentirosos, só militam em seu próprio favor, pois na verdade, eles não crêem em Deus, o deus deles é a ganância; e este é um deus  insaciável. Curioso é que as "igrejas" destes inimigos, só vivem cheias; mas por que isso? Infelizmente, os homens são carentes de ilusões; é mais fácil para o homem fantasiar um ilusão, do que encarar a realidade! Mas, não existem soluções mágicas, as coisas são como são; só Deus segundo o seu querer e sua sabedoria, pode mudar a realidade, isso não acontece através de um personagem místico e supostamente santo, mas sim segundo o querer de Deus. A lógica de Deus é diferente da dos homens; nem tudo o que o homem quer vai receber, por mais santo que seja; pois Deus sabe o que dá e a quem.
      Paulo diz que devemos imitá-lo, e observar os que andam segundo o seu exemplo, ou seja, nem todos os mestres são maus, mas devemos ser cautelosos, pois os dias são maus e vai ainda piorar. O remédio para não ser iludido pelos inimigos da cruz, é ser: Sóbrio; sensato; realista; imparcial e fiel a palavra de Deus.
      O fim destes inimigos sempre é trágico, o mais triste é que muitos afundam com eles; assim, esteja sempre do lado da verdade, sabendo que nossa pátria é o céu; não espere nada deste mundo, mas tenha a certeza que em breve, nosso Salvador virá!

Pr Adriano Cunha                                                    


quarta-feira, 6 de abril de 2011

As dificuldades 2 Co 6: 4-10.

Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justiça à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; como desconhecidos, porém bem conhecidos; como morrendo, porém vivemos; como castigados, porém não mortos; como entristecidos, porém sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.


Lendo o texto acima a primeira vista parece um monte de paradigmas, mas para quem vive o evangelho da verdade, este texto é muito claro. Ao contrário da visão ilusória do evangelho da prosperidade, a vida do crente é cheia de dificuldades e desafios, mas como poderia ser diferente? Viver em um mundo cheio de maldade, e influenciado pelo inimigo não é fácil.
      Curiosamente, as nossas dificuldades nos aproximam mais de Deus. Quando lemos o texto base, fica claro que nós vivemos para servir mesmo com nossos sofrimentos, mesmo nossos sofrimentos são  testemunhos em favor à graça de Deus.
      Somos instrumentos de Deus em sua missão maior, a salvação de todos os homens, e para servir a este tão nobre fim, devemos estar prontos para sofrer; mas sofrer por amor de Deus e de sua causa, não é um castigo, mas um privilégio, se Ele nos recrutou, é por que viu algo especial em nós!
      O nosso galardão não é aqui! Não devemos esperar uma vida regalada e cheia de prazeres, pois não foi assim a vida de nosso Senhor na terra, se somos seus seguidores, devemos seguir os seus passos, os passos da abnegação e do amor fraternal.
      É melhor sofrer com Cristo as suas aflições, do que viver em paz com o mundo; por sermos diferentes do mundo, sempre seremos perseguidos, mas embora haja sofrimentos em nossa estrada, o fim dela é o céu! Sim, o caminho do céu não é fácil, mas vale o sacrifício.
      Assim, não devemos nos deixar abater com nossas dificuldades, pois elas não podem nos afastar de Deus. Se você está passando alguma dificuldade por causa da justiça, não fique abatido, você está no caminho do céu.

Pr Adriano Cunha